A presidente da República, Dilma Rousseff, confirmou nesta quarta-feira que o ministro do Esporte, George Hilton (PROS), deixará o cargo e será substituído pelo atual secretário de Alto Rendimento, Ricardo Leyser (PCdoB), homem forte do ministério desde que seu partido comandava a pasta no governo Lula e atual coordenador das ações federais nos Jogos Olímpicos do Rio.
A troca ocorre a quatro meses das Olimpíadas e em meio a uma crise política que levou o Planalto a negociar uma série de cargos na Esplanada para tentar barrar o impeachment. Em nota, Dilma agradeceu a dedicação de Hilton, que deixou o PRB - primeiro partido a debandar da base aliada - e se filiou ao PROS com aval do Planalto para tentar se manter no cargo.
O comando do PRB se irritou com o gesto e cobrou a demissão do ministro. Como o partido se diz agora independente, o Planalto ainda espera angariar votos contrários ao impeachment no ex-aliado. Três secretários indicados pelo PRB ainda mantêm o cargo no ministério, mas o partido diz que eles estão à espera da demissão.
O PROS ainda tentou em reuniões com Dilma segurar a pasta ao longo dessa semana, mas com uma bancada reduzida para cinco deputados depois da janela de migração, não conseguiu barganhar.
(Fonte: Veja.com)
Mín. 23° Máx. 39°