O ministro das Comunicações, André Figueiredo, participou hoje (7) do lançamento da tecnologia 3G, pela operadora Claro, no município de Bonito (MS), que potencializará todo o sistema de turismo na região. A cidade passará a contar com a cobertura baseada na tecnologia HSPA+ (High Speed Packet Access), que permite atingir velocidades de navegação na internet até três vezes superior ao padrão da terceira geração convencional.
Mais de 21 mil moradores da cidade, localizada no Sudoeste de Mato Grosso do Sul, além dos cerca de 200 mil visitantes que visitam a região anualmente, serão beneficiados. Segundo a empresa de telecomunicações, o 4G deverá ser implantado ainda em 2016, a partir da construção do backbone e de torres repetidoras completares, que integram a interligação com Campo Grande, capital sulmatogrossense.
Ao anunciar o lançamento do novo programa Brasil Inteligente, que substitui o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), André Figueiredo exaltou que a internet permite a democratização do conhecimento. "A conexão rápida permite que as crianças e jovens passem a ter nas aulas toda a informação necessária para alcançar a plena formação. Assim, as barreiras sociais estão sendo quebradas na última década, pois a preocupação com o futuro inclusivo e digital é essencial", valorizou.
"A telecomunicação compõe a base para realizar os sonhos de todos os brasileiros. Por isso, o governo da presidente Dilma Rousseff acredita nessa área e segue investindo para levar internet rápida para 70% dos municípios e 95% da população até 2018", acrescentou o ministro, que estava acompanhado do deputado federal Dagoberto Nogueira e do secretário de Inclusão Digital do MC, Américo Tristão.
Cidade digital
Segundo o governador do MS, Reinaldo Azambuja, a chegada da tecnologia permite ganhos essenciais para Bonito, que alcança a possibilidade de se tornar uma das primeiras cidades digitais do estado. "O desenvolvimento necessita de infraestrutura para seguir avançando. Vamos seguir investindo, junto com o governo federal, para que todo o sistema funcione para manter o estado avançando. Não basta ter somente belezas naturais", ressaltou.
"O ministro já mostrou que é comprometido em resolver as demandas. Nós governamos para os cidadãos, por isso deixamos as diferenças políticas de lado e levamos desenvolvimento para os cidadãos", complementou.
Segundo o prefeito de Bonito, Leonel Lemos, a internet permite que os cidadãos tenham acesso não somente a belezas naturais, mas aos benefícios da integração com o mundo digital. "Esse evento mostra a importância das parcerias entre o poder público. Essa novidade, que era uma demanda histórica, potencializa o turismo que já é expressivo, mostrando uma nova realidade para a região", comentou.
O diretor institucional da América Móvel, Fábio Andrade, destacou que a Claro, que integra o grupo mexicano, segue investindo para trazer desenvolvimento para o país e para o estado. “O 3GMax em Bonito era uma demanda da população que foi viabilizada a partir do diálogo com o ministro André Figueiredo, que apresentou a importância da viabilização desse serviço", afirmou.
A solenidade também contou com as presenças do deputado estadual Paulo Correia, do secretário de Inclusão Digital do MC, Américo Tristão, do diretor da CorreiosPar, Valternilo Bezerra, dentre outras autoridades dos poderes executivo e legislativo locais.
Mín. 22° Máx. 35°