Prefeitura municipal de Jardim através da secretaria municipal de saúde iniciou os preparativos e mobilização para a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza cujo DIA D será em 30 de abril de 2016. O objetivo da campanha é “reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza”. Todos os postos de saúde estarão aplicando a vacina no sábado, 30 de abril. “Se você tem algum parente ou conhecido no grupo prioritário, por favor, avise-os e incentive-os a ir tomar a vacina” – solicitou a secretária de saúde, Elismara Pinheiro. O grupo prioritário é composto por crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas (45 dias pós-parto), trabalhadores de saúde, adultos acima de 60 anos, população prisional, adolescentes de 12 a 21 anos sobe medida socioeducativa, portadores de doenças crônicas não transmissíveis.
Os portadores de doenças crônicas deverão apresentar a “prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina” – avisou a coordenadora de imunização. Pacientes já cadastrados no programa HIPERDIA ou no controle de doenças crônicas do SUS não precisam desta prescrição. A composição da vacina possui cepas de vírus inativos “correspondentes aos antígenos H1N1, H3N2 e Influenza B”.
Dia 30 de abril – sábado – todos os postos estarão trabalhando das 7:30 horas até as 17:00 horas vacinando e verificando a pressão arterial, fazendo palestras educativas para idosos e portadores de doenças crônicas, também homenageando os idosos jardinenses ilustres. O posto do Distrito do Boqueirão funcionará das 8:00 horas até as 16:00 horas no DIA D – 30 de abril. Durante a semana, após o DIA D, a campanha segue em horário normal de atendimento, das 7 às 17 horas no Centro de Saúde Nestor Pereira; nos ESF Dr. Reinaldo de Arruda – Parque das Araras; Drª Maria de Lourdes dos Reis, Cohab-Paraíso; Galton Carvalho Leite – Vila Carolina; Dr. Antônio Luiz Coimbra Grubert, Cohab-Aeroporto e no Distrito do Boqueirão.
A secretária municipal de saúde afirma que “a mobilização deve ser feita com a participação de todos. Principalmente avisando e incentivando as pessoas do grupo prioritário a tomar a vacina. Com isso, estaremos dando um passo gigantesco na promoção de saúde e aumento da qualidade de vida” – garantiu.
Para o prefeito do município de Jardim, Dr. Erney Cunha Bazzano Barbosa, “a mobilização e os preparativos estão sendo feitos para atingir o maior número de pessoas, em especial do grupo prioritário. É muito importante divulgar, incentivar e acompanhar as pessoas até os postos no dia 30 de abril; vacinar-se é um direito do cidadão, um gesto de amor próprio, de amor pela vida, todos do grupo prioritário devem dar-se este presente” – avaliou.
Mín. 22° Máx. 35°