Vice-campeão mundial no Maracanã em 2014, Lionel Messi não voltará ao Rio de Janeiro para a disputa da Olimpíada de 2016. O técnico da seleção argentina Tata Martino pretende preservar o craque do Barcelona, que em junho disputará a Copa América Centenário, nos Estados Unidos, e por isso não o convocará. Messi, no entanto, contou que gostaria de disputar os Jogos no Brasil.
Messi foi campeão olímpico em Pequim-2008, com apenas 21 anos. Ele diz guardar ótimas lembranças da competição e lamenta não poder disputar os Jogos do Rio - o craque de 28 anos poderia ser um dos três atletas acima de 23 anos que cada seleção tem direito a convocar. "Eu gostaria de ir porque foi uma experiência espetacular jogar as Olimpíadas em 2008, assim como foi disputar a Copa do Mundo sub-20 de 2005. Não apenas por termos vencido, mas pela experiência que obtive", revelou Messi em entrevista à ESPN americana.
O melhor jogador do mundo disse que "jogar a Copa do Mundo é ótimo, mas as Olimpíadas são especiais" e relembrou os dias que passou na China. "É uma grande experiência ficar na Vila Olímpica e conhecer outros atletas de elite de outros esportes e ser apenas mais um dentre eles. Isso foi muito espetacular, embora nós não tenhamos ficado muito tempo na Vila."
Em janeiro, o técnico Martino já havia anunciado que não convocaria seu principal jogador. "Expor Messi a jogar um novo torneio depois de tantas competições me parece um exagero. Voltaria a nos prejudicar em função do que temos no segundo semestre. O bom senso estabelece que tanto ele como outros jogadores participem somente da Copa América", afirmou o ex-treinador do Barcelona ao diárioClarín. A competição nos Estados Unidos acontece entre 3 e 26 de junho, enquanto a Olimpíada vai de 5 a 21 de agosto.
Além da Argentina, seleções como Portugal, Alemanha e Suécia disputarão a Olimpíada, mas suas federações ainda não anunciaram os convocados e, devido à disputa da Eurocopa na França, em junho, é pouco provável que estrelas como Cristiano Ronaldo, Thomas Müller e Zlatan Ibrahimovic sejam chamados. O atacante Neymar representará o Brasil na Rio-2016, mas, para isso, teve que ser liberado da Copa América Centenário, por exigência do Barcelona.
(Fonte: Veja.com)
Mín. 22° Máx. 39°