O suíço Roger Federer, número três do mundo, anunciou nesta quinta-feira a desistência do Grand Slam de Roland Garros, em Paris (que começa neste domingo, dia 22), por não estar 100% fisicamente. O ex-líder do ranking da ATP já havia desistido do Masters 1000 de Madri e foi facilmente superado por Dominic Thiem no torneio seguinte, em Roma, por causa de uma lesão nas costas.
"Lamento anunciar que decidi não disputar o Roland Garros desse ano. Tenho tido progressos consideráveis em relação ao meu estado físico, mas ainda não estou 100% e sinto que posso estar correndo um risco desnecessário ao jogar esse evento antes de me recuperar completamente. Essa decisão não foi fácil de tomar, mas optei por assegurar jogar o restante da temporada e ajudar a estender o resto da minha carreira", declarou o suíço de 34 anos, que dos 17 títulos de Grand Slam que detém na carreira, um deles foi conquistado no consagrado saibro de Roland Garros, em 2009.
Agora, Roger Federer focará em sua recuperação física para iniciar os preparativos para Wimbledon, onde busca seu oitavo título. Disputado na grama, o torneio é uma das especialidades do tenista suíço e está previsto para começar a partir de 27 de junho. "Permaneço motivado e empolgado como sempre, e meu plano é alcançar o mais alto nível físico antes de retornar para o circuito da ATP na temporada das competições na grama. Peço desculpas aos meus fãs em Paris, mas aguardo ansiosamente para retornar a Roland Garros em 2017", finalizou o suíço.
*Com Gazeta Press
Mín. 22° Máx. 39°