Em depoimento gravado em vídeo, o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado descreveu aos procuradores da Lava Jato o encontro que teve com o presidente interino Michel Temer para acertar os repasses à campanha do então peemedebista Gabriel Chalita à prefeitura de São Paulo, em 2012.
Perguntado sobre quando e onde ocorreu a conversa, Machado afirmou que foi numa "salinha" na Base Aérea de Brasília em setembro daquele ano. "Chegamos lá e fomos a uma salinha pequena, onde conversamos por uns 15 minutos. Você tem a sala da Presidência de um lado e a sala onde embarcam as autoridades. Nessa sala tem uma salinha e eu fiquei lá reunido com ele", disse Machado.
O delator ainda foi indagado se Temer fez dois pedidos a ele, um para Chalita e outro para ele próprio, ao que o ex-presidente da Transpetro respondeu: "O Chalita foi o do Michel". Segundo Machado, Temer comentou com ele que estava tendo "dificuldade" em São Paulo em relação à campanha do Chalita, que, no fim, ficou em quarto lugar nas eleições. No encontro, o ex-dirigente teria lhe dito que poderia ajudá-lo com 1,5 milhão de reais, mas que ainda não sabia de que empresa viria o repasse.
Depois, conforme Machado, ele teria telefonado para Temer, avisando-o que o dinheiro sairia da Queiroz Galvão. Nesta quinta-feira, Temer convocou uma coletiva de imprensa para rebater as acusações, classificando-as como "levianas, mentirosas e criminosas".
*Veja.com
Mín. 22° Máx. 39°