LeBron James reinou como nunca na decisão da NBA de 2016. Com mais uma grande atuação, o ala de 31 anos comandou a vitória deste domingo por 93 a 89 sobre o Golden State Warriors que deu ao Cleveland Cavaliers o seu primeiro título da liga, na maior virada de todos os tempos - pela primeira vez na história, uma equipe conseguiu reverter uma desvantagem de 3 a 1 na série e vencer por 4 a 3. Ao final da partida na Oracle Arena, em Oakland, casa do adversário, LeBron James foi eleito, por unanimidade, o MVP (jogador mais valioso, na sigla em inglês) das finais e chorou ao cumprir a promessa de conquistar o título por sua equipe do coração.
"Há dois anos, eu voltei para isso, para levar esse título para a cidade. Dei tudo o que tinha. Dei meu coração, meu sangue, meu suor e minhas lágrimas neste jogo", disse "The King" James, tentando conter o choro. Nascido na cidade Akron, no estado de Ohio, próximo a Cleveland, o jogador iniciou a carreira na equipe, pelo qual já havia acumulado três vice-campeonatos - ainda passou quatro temporadas no Miami Heat e conquistou dois títulos da NBA.
"Cleveland, isso é para você", completou o craque, que terminou as finais com médias de 29,7 pontos; 11,3 rebotes e 8,9 assistências. Na quinta e na sexta partidas, ele marcou espetaculares 41 pontos. A conquista ainda encerrou um jejum de 52 anos da cidade: Cleveland não celebrava um título de liga desde 1964, quando os Browns venceram a Liga Nacional de Futebol Americano (NFL).
LeBron recebeu o troféu de MVP das mãos do lendário Bill Russel (ex-jogador que inclusive batiza o troféu), de quem o próprio ala do Cleveland igualou um recorde, ao chegar a seis finais de NBA consecutivas. Este foi o terceiro prêmio de melhor jogador das finais da carreira do controverso e genial jogador, que, após anos sendo criticado por certo individualismo, finalmente se consagrou com uma temporada irretocável.
As atuações de LeBron na decisão foram reverenciadas por seus companheiros. O armador Kyrie Irving, que também foi um dos grandes protagonistas na vitória da série e na sétima partida com a cesta de três decisiva que tirou o empate de 89-89 do placar faltando 53 segundos, definiu LeBron como "o melhor jogador do planeta". O treinador interino dos Cavaliers, o novato Tyronn Lue, disse que a grande virtude de LeBron não estava só no talento que possuía como atleta, mas também em seu "coração enorme".
Curry - Do lado derrotado, o astro do Golden State Warriors, Stephen Curry, eleito o melhor jogador da temporada pelo segundo ano consecutivo, admitiu a superioridade do Cleveland Cavaliers. "Parabéns aos novos campeões, lutaram e mereceram a vitória." O craque admitiu ter vivido uma noite frustrante ao marcar apenas 17 pontos e perder a chance de ser bicampeão. "O que aconteceu esta noite vai me perseguir por um tempo".
Curry, que converteu apenas 6 de 19 arremessos de quadra, incluindo 4 de 14 tiros de três, reconheceu que não estava inspirado nos arremessos, embora a equipe teve até os últimos segundos a possibilidade de ter ganhado a partida. "Simplesmente falhei, isso é tudo o que posso dizer", afirmou Curry. "Um pouco mais de inspiração e a história teria sido diferente".
https://youtu.be/qpvBhIUqNcM
Mín. 23° Máx. 39°