técnico Bernardinho definiu nesta segunda-feira a lista de 12 convocados da seleção masculina de vôlei para a Olimpíada do Rio de Janeiro. Três atletas foram cortados da lista inicial: o central Isac, o líbero Tiago Brendle e o ponteiro Murilo Endres foram excluídos.
A saída mais impactante foi a de Murilo, um dos atletas mais vencedores de sua geração. O ponteiro de 35 anos foi prejudicado por uma lesão muscular na panturrilha esquerda, que o impediu de entrar em quadra nas últimas partidas da Liga Mundial – da qual o Brasil foi derrotado na decisão deste domingo, diante da Sérvia.
Medalhista de prata em Pequim-2008 e Londres-2012, Murilo encarava a Olimpíada em casa como a sua última chance de conquistar o título olímpico. Ele, no entanto, deve estar nas arquibancadas torcendo pela esposa Jaqueline, uma das destaques da seleção feminina.
O central Isac chegou a ser titular na Liga Mundial, mas também sofreu com um problema físico e perdeu espaço, principalmente graças à ascensão de Maurício Souza e Éder, com quem disputava posição. Maurício Souza foi eleito o melhor central da Liga Mundial e o outro atleta da posição, Lucão, é nome de confiança de Bernardinho e tinha vaga garantida.
O corte do líbero Brendle era o mais esperado, apesar de ele ter sido titular contra a Sérvia, pois ele disputava posição com Serginho Escadinha, campeão olímpico em Atenas-2004 e atleta mais experiente do grupo.
A seleção brasileira está no Grupo A da competição, ao lado de Itália, Estados Unidos, Canadá, França e México, adversário da estreia no dia 7 de agosto.
Os atletas convocados por Bernardinho para a Rio-2016:
Líbero: Serginho
Centrais: Éder, Maurício Souza e Lucão
levantadores: Bruninho e William
Opostos: Wallace e Evandro
Ponteiros: Lucarelli, Maurício Borges, Lipe e Douglas Souza
*Veja
Mín. 23° Máx. 39°