A seleção brasileira masculina de basquete pode ter mais um desfalque de peso na Olimpíada do Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira, a assessoria de imprensa de Anderson Varejão informou que o pivô embarcou para os Estados Unidos na noite de domingo, por orientação de sua equipe, o Golden State Warriors, da NBA. Procurada, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) informou que o jogador não está cortado da lista de convocados.
Varejão não treinou durante a última semana com a seleção no clube Hebraica, por causa de fortes dores nas costas. No domingo, antes de viajar aos Estados Unidos, Varejão participou do revezamento da tocha olímpica em São Paulo, mas não falou com a imprensa.
Ainda de acordo com a assessoria de Varejão, ele foi liberado pela CBB para a viagem e “será submetido a exames mais detalhados nos próximos dias e passará por avaliações que vão auxiliar na sequência de sua recuperação”.
Caso precise substituir Varejão, o técnico Ruben Magnano tem algumas opções. Uma é escolher um dos atletas que faturaram o vice no Campeonato Sul-Americano no fim do mês passado: Olivinha (do Flamengo) ou Jefferson (liberado pelo Bauru).
A outra é menos provável: o jovem Cristiano Felicio, do Chicago Bulls. O jogador estava na lista inicial de convocados, havia se comprometido a se apresentar, mas avisou Magnano que preferia disputar a Summer League, um torneio de pré-temporada da NBA, escolha que deixou o treinador furioso. Felício não só disputou a competição como foi campeão. Agora, estaria livre para se apresentar à seleção.
O técnico conta no momento com os pivôs Augusto Lima, reserva do Real Madrid, Nenê Hilário, que recentemente assinou com o Houston Rockets, e Rafael Hettsheimer, do Bauru. Tiago Splitter, outro jogador da posição, está com uma lesão no quadril e sequer pôde ser convocado. Lucas Bebê, do Toronto Raptors, também optou pela Summer League da NBA.
*Veja
Mín. 23° Máx. 39°