A Federação Internacional de Canoagem (ICF, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira que cinco atletas russos foram banidos da Rio-2016 por envolvimento em casos de doping. Entre eles estão Alexander Dyachenko, campeão olímpico nos Jogos de Londres-2012, e Alexei Korovashkov, medalhista de bronze na mesma edição. Completam a relação o campeão europeu Andrei Kraitor e Yelena Aniushina e Natalia Podolskaya.
“Este é um duro revés para o movimento olímpico e lamentamos que nosso esporte também esteja comprometido. Foram adotadas medidas urgentes e afastados todos os atletas contra os quais havia provas de doping”, disse o presidente da ICF, Simon Toulson, em nota.
Depois da divulgação das denúncias feitas pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) o Comitê Olímpico Internacional (COI) cedeu às federações internacionais a responsabilidade de decidir sobre quais atletas estão aptos para disputar a Olimpíada no Brasil. Eles devem cumprir uma série de requisitos, entre eles o mais importante: nunca terem sido flagrados em exames antidoping.
Na segunda-feira, sete nadadores e três remadores russo já haviam sido banidos. A equipe de atletismo, composta por 68 atletas, incluindo a bicampeã olímpica Yelene Isinbayeva, está completamente banida dos Jogos.
*Com agência EFE
Mín. 15° Máx. 30°