O delegado titular da Delegacia de Combate às Drogas do Rio de Janeiro, Felipe Curi, foi atingido por dois tiros na manhã desta quarta-feira em operação no Complexo do Alemão, na Zona Norte da capital fluminense. Um dos tiros feriu o ombro do delegado, e o outro ficou no colete à prova de balas. Ele foi encaminhado ao Hospital Getúlio Vargas, na Penha, também na Zona Norte. Segundo policiais, o estado de saúde do delegado é estável.
O policial foi baleado durante a chamada Operação Germânica, deflagrada para combater o tráfico de drogas na região. A ação conta com 300 policiais civis e 150 policiais militares para cumprir 47 mandados de prisão. Policiais do comando da Polícia Civil criticaram a operação desta quarta-feira.
A ação foi realizada pela 45ª Delegacia de Polícia (Complexo do Alemão), com o apoio do Departamento Geral de Polícia da Capital (DGPC), do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Alemão. Segundo a polícia, dez pessoas já foram presas. A operação foi coordenada pela equipe do delegado Fábio Asty, da 45ª DP. Em agosto do ano passado, o grupo se infiltrou na comunidade e utilizou equipamentos de filmagem para registrar a ação dos traficantes.
“Ao longo da investigação, foi realizado um amplo trabalho de inteligência e outras diligências que tornaram possíveis a identificação dos criminosos, entre eles os principais líderes do Comando Vermelho, facção criminosa que atua no tráfico de drogas no Complexo do Alemão e que vem praticando atentados contra a vida de policiais da Força de Pacificação”, informou a polícia, por meio de nota.
*Com Estadão Conteúdo
Mín. 23° Máx. 39°