A Comissão Especial do Impeachment vai votar nesta quinta-feira, às 9 horas, o relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), que defende levar a julgamento final a acusação contra a presidente afastada Dilma Rousseff. O relatório do tucano, apresentado à comissão nesta terça-feira, admite a chamada “pronúncia” de Dilma, apontando a existência de elementos suficientes para levá-la a julgamento final.
Para ser aprovado, o documento precisa dos votos da maioria simples dos 21 membros do colegiado – ou seja, metade dos parlamentares presentes, mais um. Depois, o relatório seguirá para a análise do plenário, onde precisa dos votos da maioria simples dos 81 senadores. Caso o processo tenha continuidade, Dilma será julgada no fim do mês.
Nesta terça-feira, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) decidiu adiantar o julgamento da presidente afastada. Segundo ele, o processo deve ter início dia 25 ou 26 de agosto e deverá ser concluído até o dia 29 – evitando, portanto, que a conclusão do impeachment fique para setembro. A fala vai na contramão do que afirmou o Supremo Tribunal Federal (STF) no último sábado, de que o processo de impeachment seria iniciado apenas em 29 de agosto, o que arrastaria a conclusão para a primeira semana de setembro.
*Veja
Mín. 23° Máx. 39°