O prêmio de melhor jogador da Europa na temporada 2015/16 vai direto para Madri. A Uefa divulgou nesta sexta-feira os três finalistas de sua premiação, deixando a disputa entre jogadores de Real e Atlético, finalistas da Liga dos Campeões: Cristiano Ronaldo, Bale e Griezmann que também se destacaram na disputa da Eurocopa, desbancando todos os membros do trio MSN (Messi, Suárez e Neymar), do Barcelona. O vencedor será apontado em uma nova votação, em tempo real, no dia 25 de agosto - quando ocorrerá o sorteio da fase de grupos da Champions.
Com uma temporada irregular, Neymar ficou fora até mesmo do top 10 da eleição da Uefa: acabou na 19ª colocação, junto com Hazard, Iniesta e Renato Sanches. Luis Suárez, por sua vez, ficou na quarta colocação e desbancou Messi, que ficou em quinto. O goleiro Buffon, destaque do Juventus e da seleção italiana, ficou com a sexta posição. O zagueiro Pepe, que se destacou ao longo da Eurocopa e foi eleito o melhor jogador da final da Euro, foi o sétimo, seguido pelos alemães Neuer (Bayern), Kroos (Real) e Müller (Bayern).
Logo abaixo do top 10 vem uma dupla que brilhou conduzindo o Leicester a uma conquista histórica no Campeonato Inglês: Mahrez e Vardy, 11º e 12º, respectivamente. Muito badalado na Itália e na França, Pogba ficou apenas na 25ª colocação - junto ao atacante Will Grigg, reserva do Wigan que não jogou um minuto sequer na Eurocopa, mas ganhou fama com uma música da torcida norte-irlandesa.
O ranking foi feito através de uma votação de jornalistas dos 55 países associados à Uefa, que apontaram os cinco melhores jogadores, na ordem - o primeiro colocado recebia cinco pontos, o segundo, quatro, e assim sucessivamente. No total, 37 jogadores receberam votos - e a Uefa divulgou os 30 primeiros colocados da lista.
Campeão da Liga dos Campeões e da Eurocopa, Cristiano Ronaldo pinta como grande favorito na disputa. Vencedor do prêmio em 2013/14, o camisa 7 pode empatar com Messi, que tem dois troféus (2010/11 e 2014/15). O português, entretanto, segue como o único jogador a ser finalista da premiação desde que ela foi criada, na temporada 2010/11. Os outros vencedores foram Iniesta (2011/12) e Ribéry (2012/13).
Esta é a segunda vez que nenhum jogador do Barcelona fica entre os três finalistas do prêmio da Uefa - a outra foi após a temporada 2013/14, em que o clube catalão caiu nas quartas de final da Liga dos Campeões e foi vice-campeão espanhol.
Confira o top 30 divulgado pela Uefa:
4) Suárez (Barcelona e Uruguai) - 29 pontos
5) Messi (Barcelona e Argentina) - 25 pontos
6) Buffon (Juventus e Itália) - 19 pontos
7) Pepe (Real Madrid e Portugal - 9 pontos
8) Neuer (Bayern de Munique e Alemanha) - 6 pontos
9) Kroos (Real Madrid e Alemanha) - 5 pontos
10) Müller (Bayern de Munique e Alemanha) - 2 pontos
11) Mahrez (Leicester e Argélia)
12) Vardy (Leicester e Inglaterra)
13) Payet (West Ham e França)
14) Boateng (Bayern e Alemanha)
15) Vidal (Bayern e Chile)
16) Modric (Real Madrid e Croácia)
17) Kanté (Leicester e França)
18) Ibrahimovic (PSG e Suécia)
19) Hazard (Chelsea e Bélgica)
19) Iniesta (Barcelona e Espanha)
19) Neymar (Barcelona e Brasil)
19) Renato Sanches (Benfica e Portugal)
23) Lewandowski (Bayern e Polônia)
24) Higuaín (Nápoli e Argentina)
25) Chiellini (Juventus e Itália)
25) Godín (Atlético de Madrid e Uruguai)
25) Will Grigg (Wigan e Irlanda do Norte)
25) Lloris (Tottenham e França)
25) Pogba (Juventus e França)
30) Alderweireld (Tottenham e Bélgica)
30) Aubameyang (Borussia Dortmund e Gabão)
30) De Bruyne (Manchester City e Bélgica)
30) Gameiro (Sevilla e França)
30) Krychowiak (Sevilla e Polônia)
30) Matuidi (PSG e França)
30) N'Koudou (Olympique e França)
30) Oblak (Atlético de Madrid e Eslovênia)
*Globoesporte
Mín. 23° Máx. 39°