Para além de Michael Phelps, que dispensa qualquer comentário, a natação na Rio-2016 tem se mostrado um dos esportes mais divertidos e descolados dessa Olimpíada. São muitos os fatores que comprovam que a modalidade é absurdamente cool.
Para começar, são 887 atletas, entre 13 e 38 anos, competindo em 32 provas distintas – que chegam ao fim neste sábado. A quantidade até causa confusão nos espectadores.
Sem falar nos motivos para gostar de assistir à competição
Abaixo, mais seis bons detalhes da aura descolada do esporte aquático:
1 – Óculos que brilham
Antes mesmo de começar a Olimpíada, os nadadores brasileiros já chamavam a atenção por seus óculos de luz. O aparato — que definitivamente deveria tomar as pistas da dança pelo país — tinha uma função nobre: ajudar os atletas a se ambientarem em competições noturnas, por volta das 22h, sem cair no sono.
2 – Looks
É comum em jogos olímpicos que a tecnologia do look usado pelos nadadores se torne tema de controvérsia. Em 2008, na Olimpíada de Pequim, a Speedo desenvolveu roupas de natação de LZR Racer, tecido superfino que comprime os músculos e repele a água, ajudando na eficiência do atleta — o que foi considerado um tipo de trapaça por alguns. Novos recordes mundiais começaram a ser batidos com a tecnologia. Para os leigos, que só assistem pela televisão, o que importa é que dos jogos de Atenas, em 2004, para cá, o maiô preto e sem graça, que cobria todo o corpo dos nadadores, foi abolido para dar lugar a modelos mais modernos, coloridos e, novamente, menores. Homens voltaram a usar bermudas e sungas, e as mulheres, maiôs mais estilosos. Os espectadores agradecem.
3 – Fu Yuanhui, a rainha fofa da Olimpíada
Desde que a chinesa Fu Yuanhui ganhou sua medalha de bronze nos 100 m costas, a internet nunca mais foi a mesma. A moça, que só descobriu sua terceira posição através de uma repórter, e fez caras e bocas para celebrar, é um verdadeiro meme ambulante. As muitas feições divertidas da moça dominaram as redes sociais, que a elegeram a atleta mais fofa dos jogos.
5 – O melhor amigo (gato) de Michael Phelps
Ryan Lochte também é um mito da natação americana e, como ele mesmo já disse, se Phelps não estivesse no mercado ao mesmo tempo em que ele, Lochte poderia ser o grande medalhista do momento. Apesar de ser ofuscado pelo amigo, Lochte é sensação dentro e fora da piscina. Quando não está nadando, o bonitão se vira como aspirante a modelo, e já foi capa de diversas revistas (claro, sem camisa). Quando usa roupas, ele vira garoto-propaganda, caso da grife Ralph Lauren, responsável por seus looks do dia a dia. Para a Rio 2016, ele apostou em um cabelo descolorido estiloso, que, de um dia para o outro, ficou verde – culpa da piscina… não a de cor suspeita, mas qualquer outra com cloro.
https://www.instagram.com/p/BIYRSiEBTOi/?taken-by=ryanlochte
6 – Se não bastasse tudo isso… a natação tem Phelps
O recordista de medalhas em natação é um capítulo a parte na história do esporte. Como ídolo absoluto da modalidade, ele também se tornou cobiçado pelas marcas. Na Olimpíada de Pequim, em 2008, ele ganhou 1 milhão de dólares de bônus da marca Speedo, responsável pelas roupas dos atletas da natação. Mais tarde, ele foi obrigado a cobrir os logos da grife de fones de ouvido Beats em seu fiel aparato, usado por ele para se concentrar antes das provas — e ganhar mais uns trocados. Para os curiosos do que seria a playlist, o jornal The New York Times garante que estariam nos ouvidos do atleta os rappers Eminem e Young Jeezy, além do cantor country Eric Church.
7 – E Phelps inspira memes
Só para finalizar…
[embed]https://www.facebook.com/humotariano/photos/a.1689916031253824.1073741829.1651727858405975/1853734108205348/?type=3[/embed]
*Veja
Mín. 23° Máx. 39°