O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou ao presidente interino, Michel Temer, durante um jantar que o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff pode ser concluído na madrugada da próxima terça-feira – um dia antes do estimado em cronograma fechado na semana passada –, segundo a edição desta quinta-feira do jornalFolha de S. Paulo.
O jantar aconteceu na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados e participaram do encontro ministros, senadores e deputados federais. A hipótese atende desejo de Temer, que pretende viajar para a China na noite da próxima terça-feira para participar de reunião do G-20 acompanhado de Renan.
O presidente do Senado também disse que, se necessário, poderá haver sessões parlamentares no sábado e no domingo, o que aceleraria o desfecho do julgamento final de Dilma.
Para que a hipótese de antecipação do impeachment se concretize, o governo federal terá de convencer grande parte da base aliada a abrir mão de discursos, alternativa que tem enfrentado resistência em algumas siglas, segundo o jornal. Além disso, os partidos de oposição estão dispostos a alongar o processo pelo maior tempo possível.
*Veja
Mín. 23° Máx. 39°