O brasileiro Filipe Toledo segue como principal esperança brasileira na etapa de Trestles do Circuito Mundial de Surfe, depois da controversa eliminação de Gabriel Medina. Nesta segunda-feira, Filipinho eliminou ninguém menos que o americano Kelly Slater, o maior campeão da história do surfe (11 títulos mundiais), e avançou à semifinal na praia da Califórnia, nos Estados Unidos.
Filipinho dominou Slater com seus famosos aéreos, que rendem boa pontuação nas ondas médias e pequenas de Trestles. O brasileiro só esteve atrás do rival na pontuação por uma vez na disputa e selou a vitória por 18,37 a 15,60, tornando-se o favorito ao título da etapa.
Seu adversário na briga pela vaga na final será o sul-africano Jordy Smith, que despachou o local Brett Simpson por 14,87 a 10,43. A outra semifinal terá o local Tanner Gudauskas e o australiano Joel Parkinson. O primeiro foi o responsável pela eliminação de Gabriel Medina na terceira fase, no sábado, com decisões escandalosas da arbitragem que prejudicaram o brasileiro.
Nesta segunda, Gudauskas despachou o australiano Stuart Kennedy por 15,13 a 9,17. Joel Parkinson, por sua vez, avançou na etapa ao vencer o brasileiro Alex Ribeiro por 14,27 a 12,40. Apesar da queda, Ribeiro tem motivos para comemorar. Em sua temporada de estreia na elite do surfe mundial, ele chegou às quartas de final pela primeira vez na carreira.
Os três primeiros colocados do Mundial já foram eliminados: John John Florence (39.900 pontos), Matt Wilkinson (36.000) e Gabriel Medina (35.700). Filipe Toledo é apenas o 17º (18.950), mas poderá voltar à disputa em caso de título em Trestles. As semifinais e a final devem ser disputadas nesta terça-feira, quando a organização da etapa pretende encerrar a disputa. Uma chamada está marcada para às 11h30 (horário de Brasília).
*Com Estadão Conteúdo
Mín. 23° Máx. 39°