A cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro começou com uma homenagem ao ciclista iraniano Bahman Golbarnezhad, que morreu no sábado em um acidente na prova de ciclismo de estrada. O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman, mandou uma mensagem aos familiares do atleta no início da festa deste domingo no Maracanã.
“Antes de começar, quero mandar uma mensagem aos atletas do Irã e à família do ciclista , que faleceu na prova de ciclismo. Nossas orações estão com vocês, sentimos muito a sua perda”, discursou Nuzman, com a imagem do atleta ao fundo, nos telões do estádio.
O presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), Philipp Craven, também dedicou palavras à morte de Golbarnezhad. “A morte do ciclista Bahman afeta todo o movimento paralímpico, que esta noite está em luto. Eu os convido a se juntarem a mim nas condolências à sua família, seus amigos, companheiros de time, e as pessoas da República Islâmica do Irã, respeitando um minuto de silêncio em sua memória.”
A autópsia realizada neste domingo apontou uma hemorragia interna como a causa do falecimento do iraniano, que bateu a cabeça após se envolver em acidente na prova de ciclismo de estrada. O atleta chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu ao ferimento. Seu corpo será transportado ao Irã nesta segunda-feira.
*Veja
Mín. 23° Máx. 39°