A Copa Libertadores da América, que há anos perde prestígio e recebe críticas por falta de organização e premiações baixíssimas, será reformulada a partir de 2017. Em uma decisão surpreendente, a Conmebol anunciou as mudanças nesta terça-feira, após reunião de dirigentes do Comitê Executivo na sede da entidade, em Assunção, no Paraguai. Inspirado na Liga dos Campeões, o principal torneio continental de clubes da América será ampliado e acontecerá entre fevereiro e novembro. A entidade também definiu mudanças no formato da (hoje irrelevante) Copa Sul-Americana.
A decisão foi tomada para “harmonizar os calendários de competições com os torneios locais de cada país”, explicou a entidade em comunicado. “Por muito tempo os clubes tiveram de escolher entre o campeonato local e os torneios continentais, e isso afeta a qualidade de ambas as competições”, disse Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol. As mudanças, porém, podem causar ainda mais problemas, especialmente no Brasil, justamente por causa do calendário.
Formato
A partir de 2017, a Libertadores será disputada em 42 semanas, e não mais em 27, como aconteceu este ano. Além disso, dez dos clubes que não se garantirem nas oitavas de final da competição irão para a Sul-Americana, em um formato semelhante ao adotado pela Uefa na Liga dos Campeões e na Liga Europa. A Sul-Americana passará a ser disputada de junho a dezembro e seu campeão garantirá vaga direto na fase de grupos da Libertadores, e não mas para o estágio preliminar como acontecia até então.
Segundo informações do jornal paraguaio ABC Color, o número de participantes também deve ser ampliado dos atuais 38 para 42 clubes. As novas vagas, porém, ainda não foram atribuídas a um país específico e deverão ser definidas dentro de três semanas em uma reunião do conselho.
A Conmebol discute também a possibilidade de a final ser disputada em jogo único e em campo neutro, novamente seguindo os padrões da Liga dos Campeões da Europa. A possibilidade já vem sendo criticada por muitos torcedores nas redes sociais. O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, postou foto da reunião no qual estavam presentes o mandatário do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, e Reinaldo Carneiro Bastos, homem-forte da federação paulista (FPF).
Reunido con las asociaciones miembro para socializar cambios en Copa Libertadores y Copa Sudamericana a partir de 2017. pic.twitter.com/xBg5Ogxl40
— Alejandro Domínguez (@agdws) 27 de setembro de 2016
Mín. 23° Máx. 39°