A Conmebol espantou rapidamente o rumor mais preocupante em relação à ampliação da Copa Libertadores: a de que poderiam haver clubes convidados. Em sua conta no Twitter, o presidente da entidade que comanda o futebol sul-americano, o paraguaio Alejandro Domínguez, garantiu que as vagas serão conquistadas em campo. “Na Copa Libertadores não há “convidados”. Nos 11 países se ganham as vagas”, escreveu o dirigente na noite desta terça-feira.
Assim que as primeiras mudanças na Libertadores foram anunciadas, jornais sul-americanos, especialmente os argentinos, especularam sobre a possibilidade de as novas vagas serem preenchidas por meio de convites. Caso o critério adotado fosse o ranking da Conmebol, Boca Juniors e River Plate certamente estariam classificados, já que lideram a lista. Por enquanto, os dois principais clubes argentinos estão fora da edição de 2017 – San Lorenzo, Lanús, Estudiantes e Godoy Cruz já garantiram vaga, restando apenas àquela dedicada ao campeão da Copa Argentina.
O próprio Boca Juniors, porém, descartou a possibilidade de entrar por convite. “O Boca não quer entrar pela janela. Nunca quero entrar assim. Tem que fazê-lo ganhando a Copa Argentina”, disse o diretor de futebol do clube, Carlos Crespi, ao jornal Olé. Entre os clubes brasileiros, o principal beneficiado seria o Cruzeiro, quarto colocado do ranking e melhor entre os brasileiros.
Ainda em seu Twitter, Alejandro Domínguez garantiu que “o novo calendário da Libertadores e da Copa Sul-Americana é compatível com o calendário do futebol brasileiro”. Ainda não está claro, porém, se o calendário nacional será mantido (com a reta final da Copa do Brasil ocorrendo simultaneamente às decisões da Libertadores e às últimas rodadas do Brasileirão).
Por enquanto, só está definido que a Libertadores ocorrerá entre fevereiro e novembro, em 42 datas (e não 27, como vem ocorrendo), e que os 10 clubes eliminados das oitavas de final disputarão a Copa Sul-Americana (seguindo o formato da Liga dos Campeões e da Liga Europa). Domínguez também já sinalizou que a final será disputada em jogo único e campo neutro e que o número de participantes será ampliado, mas estas mudanças só serão oficializadas após nova reunião do Comitê Executivo, dentro de três semanas.
Amigos do Brasil: O novo calendário da Libertadores e Sulamericana é compativel com calendário do futebol brasileiro.
— Alejandro Domínguez (@agdws) 27 de setembro de 2016
En la Copa Libertadores no hay "invitados". En los 11 países los cupos se ganan.
Comparto la información oficial. pic.twitter.com/YBXlHzQKiz
— Alejandro Domínguez (@agdws) 27 de setembro de 2016
Mín. 23° Máx. 39°