As quartas de final da Copa do Brasil começam nesta quarta-feira com a arbitragem, mais uma vez, em destaque. Uma semana depois da tumultuada rodada das oitavas de final – duelos entre Vasco e Santos, Juventude e São Paulo e, especialmente, Corinthians e Fluminense registraram reclamações contra os juízes -, os principais árbitros do país não foram escalados para os duelos de ida desta noite: Atlético-MG x Juventude e Santos x Inter, às 19h30, e Corinthians x Cruzeiro e Grêmio x Palmeiras, às 21h45.
Seis dos 10 “medalhões” da arbitragem brasileira não tiveram os nomes inseridos no sorteio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) porque vão participar de testes físicos nesta quarta-feira, em Belo Horizonte. É o caso de Leandro Pedro Vuaden (RS), Wilton Pereira Sampaio (GO), Heber Roberto Lopes (SC), Sandro Meira Ricci (SC), Péricles Bassols Pegado Cortez (PE) e Ricardo Marques Ribeiro (MG). Além deles, oito árbitros aspirantes à Fifa integram a atividade.
Os quatro árbitros das partidas desta noite serão Vinicius Furlan (SP), Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE), Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO) (todos aspirantes à Fifa) e Cláudio Francisco Lima e Silva (SE), (um degrau abaixo).
De acordo com a CBF, o teste físico com os principais nomes do país já estava previsto para esta semana porque uma avaliação deve ser entregue à Fifa no próximo domingo. A escolha da data também levou em consideração o cronograma da Conmebol. Dos quatro árbitros Fifa disponíveis, o gaúcho Anderson Daronco ficou fora do sorteio porque três jogos da Copa do Brasil envolviam equipes do Rio Grande do Sul e por ter trabalhado no jogo do Corinthians do último domingo – não poderia ser escalado novamente para um duelo do mesmo time.
Raphael Claus e Luiz Flávio de Oliveira, de São Paulo, só poderiam apitar a partida entre Atlético Mineiro e Juventude, em Belo Horizonte, por não envolver uma equipe paulista, mas acabaram fora. Apesar de não haver impedimento, o paraense Dewson Fernando Freitas da Silva não teve o nome selecionado.
Em meio às confusões, a CBF anunciou nesta terça-feira uma mudança na presidência da Comissão Nacional de Arbitragem: Sérgio Corrêa da Silva deixa o cargo para cuidar apenas de estudos para implementar árbitros de vídeo e foi substituído por Marcos Cabral Marinho de Moura, o Coronel Marinho, ex-dirigente da Federação Paulista de Futebol (FPF).
Os jogos desta quarta-feira:
19h30:
Atlético-MG x Juventude (Mineirão)
Santos x Inter (Vila Belmiro)
21h45:
Corinthians x Cruzeiro (Itaquerão)
Grêmio x Palmeiras (Arena do Grêmio)
*Veja
Mín. 23° Máx. 39°