A nossa reportagem acompanhou esta semana a “Operação Fronteira Sul” realizada pela Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro em toda a extensão do rio Paraguai e Apa. Acompanhamos navios, aeronaves e tropas esta semana em uma intensa movimentação na região de Porto Murtinho onde os militares realizam a operação.
Trata-se da concentração dos meios e de pessoal subordinados aos Comandos do 6º Distrito Naval de Ladário e da 18º Brigada de Infantaria, que no inicio desta semana embarcou fuzileiros navais nos navios da Flotilha de Mato Grosso. O grupo de militares está atuando no patrulhamento da hidrovia do rio Paraguai e esta executando a operação ribeirinha, em uma região pré-estabelecida no sul do estado.
Além disso, o pátio do 4º Esquadrão de Helicópteros da Marinha do Brasil recebeu uma aeronave modelo “Esquilo” HÁ-1 do 3º Batalhão de Aviação do Exército, a qual também integra a o exercício militar. A participação desta aeronave representa uma expressiva contribuição para o realismo das ações, tendo em vista a sua capacidade em atuar também no período noturno, permitindo assim o seu emprego em conjunto com os dois “Esquilos” UH-12 da Força Naval. O conjunto das três aeronaves esta operando durante 24 horas, nos reconhecimentos das calhas dos rios e em áreas terrestres; nas missões ataque simulado a alvos terrestres e fluviais e; no transporte de tropas. Sem dúvidas, o emprego conjunto destes meios aéreos aumenta a flexibilidade e amplitude das ações e, consequentemente, dos resultados esperados. Uma ocasião ímpar para consolidar a interoperabilidade entre as forças e suas potencialidades.
No meio desta semana, 280 militares do Exército brasileiro, desembarcaram na região sul do município, na colônia Ingazeira, às margens do rio Apa que divide o Brasil do Paraguai, esse contingente de militares está desenvolvendo exercício terrestre denominada de “Ricardo Franco”.
A Operação “Fronteira Sul” esta sendo realizados entre os dias 05 a 21 de outubro, na região compreendida entre os municípios de Ladário, Corumbá e Porto Murtinho.
Esta operação comandada pelo 6º Distrito Naval e pela 18º Brigada de Infantaria de Fronteira visa adestrar suas tropas, preparar seus meios e realizar ação de presença na região, exercendo diuturnamente a sua capacidade de proteger as riquezas e garantir os interesses da comunidade.
Acompanham a operação o comandante do 6º Distrito Naval de Ladário-MS, Contra-almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, o comandante da 18º Brigada de Infantaria de Fronteira, o general de brigada Denilson; o chefe do estado-maior da 18º Brigada Tenente Coronel Magalhães; o comandante da 17º Brigada de Fronteira de Corumbá, Tenente Coronel Niller e do comandante da Sentinela do Pantanal, a gloriosa 2º Cia Fron , Major Macedo.
[gallery size="full" link="file" ids="41545,41546,41547"]
*Toninho Ruiz
Mín. 22° Máx. 37°