Gabriel Medina, único surfista brasileiro com chances de conquistar o Mundial de Surfe, foi eliminado nesta sexta-feira pelo francês Jeremy Flores por 15,77 contra 14,17, na terceira fase da etapa de Peniche, em Portugal – a penúltima da temporada. Medina não teve boa sequência de ondas e não apresentou manobras convincentes aos jurados, ao contrário do rival que soube aproveitar melhor as chances.
Com a saída precoce de Medina (vice-líder do torneio), o título para o Brasil fica difícil, já que o havaiano John John Florence (1º colocado do ranking) pode faturar o caneco ainda nesta etapa, tendo que chegar pelo menos na final para ser campeão. Caso Florence caia antes, Medina volta a brigar pelo título na última etapa, em Pipeline, no Havaí. Mas com o 13º lugar em Peniche, o brasileiro sequer pontuou no ranking e vê a distância para John John Florence aumentar, tornando ainda mais complicada a corrida pelo troféu mesmo que a disputa siga para a próxima etapa.
Campeão mundial em 2014, Medina é o segundo colocado da atual temporada, com 45.450 pontos, 2.700 pontos a menos que Florence, faltando apenas as etapas de Peniche e Pipeline. O campeão de cada etapa recebe 10.000 pontos, o vice leva 8.000, o terceiro 6.500.
*Veja
Mín. 23° Máx. 39°