O Flamengo começa nesta segunda-feira sua temporada 2022. Ainda sem Paulo Sousa, ainda sem reforços, ainda sem os grandes astros do elenco, mas está dado o start de olho no inédito tetracampeonato estadual. Se apresentam a Maurício Souza no Ninho do Urubu 14 jovens e outros oito se juntam ao grupo após a participação rubro-negra na Copinha.
Do grupo que terminou 2021 como principal, apenas João Gomes e Ramon tiveram o fim das férias antecipadas. Além deles, foram convocados Noga, Hugo Moura, Daniel Cabral e Lázaro com passagens entre os profissionais e nomes que estouraram idade do sub-20.
A programação prevê que o grupo siga trabalhando separado mesmo com o início das atividades para o restante do elenco, dia 10, de olho na estreia do Carioca, dia 26, contra a Portuguesa, ainda em local indefinido. Ficará a cargo de Paulo Sousa a entrada de peças no time principal na equipe, mas a tendência é de aconteça por etapas a partir de fevereiro.
O previsto pelo departamento de futebol é que o Flamengo utilize a fase de classificação do Estadual para dar ritmo aos jogadores, como se fosse uma pré-temporada. Serão raros os momentos em que será escalada força máxima antes das semifinais.
O exemplo de sucesso de 2021 está na memória, quando o Flamengo terminou na primeira colocação e levou a Taça Guanabara mesmo atuando praticamente toda competição com garotos. Os titulares realizaram apenas três partidas, duas delas visando a Supercopa contra o Palmeiras.
Para encorpar o elenco, a comissão técnica escolheu oito nomes entre os jogadores que estão com o Sub-21 na Copa São Paulo. Cleiton (zagueiro), Otávio (zagueiro), Wesley (lateral), Marcos Paulo (lateral), Matheus França (meia), André (atacante), Ryan (atacante) e Werton (atacante) vão se juntar ao grupo.
O Flamengo está no Grupo 29 da competição e estreia quarta-feira, em Barueri, contra o Forte Rio Bananal. Oeste e Floresta completam a chave, que tem a fase inicial com encerramento no dia 11.