A vacinação contra a Covid em crianças de idade de 5 a 11 anos começou oficialmente na cidade do Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira (17). Marion, de 11 anos, atleta e campeã de jiu-jitsu, foi a primeira menina a tomar a dose infantil do imunizante da Pfizer na capital fluminense. Ela é moradora do Morro da Providência, na região central da cidade.
“Eu tô feliz. Eu tava torcendo para chegar logo a minha vez. Estou aliviada. (...) Se não tomar, pode pegar. Mesmo tomando, até pode pegar, só que o risco diminui", disse Marion, logo depois de receber a dose da vacina.
Marion foi vacinada no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, na presença do prefeito, Eduardo Paes; do secretário de Saúde, Daniel Soranz; e do secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha. Outras crianças, também foram vacinadas na cerimônia.
A mãe da menina comemorou o início da vacinação infantil.
"Só faltava ela. A gente tava aguardando muito por esse momento, que graças a Deus chegou. Estou muito feliz, muito feliz mesmo por ela ter sido a primeira. E que todos venham, todos se vacinem. (...) A vacina é muito importante contra a Covid, todas as vacinas são importantes".
Na terça (18), será a vez dos meninos. (Veja o calendário completo no final da reportagem).
O prefeito Eduardo Paes celebrou o início da vacinação na cidade.
"Marion e David foram os dois primeiros carioquinhas vacinados hoje. Que momento lindo e emocionante. Vamos proteger nosso futuro! Vacinem seus filhos!", disse o prefeito em uma postagem em uma rede social.
A Secretaria Municipal de Saúde planeja imunizar 560 mil crianças entre 5 e 11 anos, de acordo com calendário escalonado por idade, até o dia 9 de fevereiro.
Meninas e meninos serão vacinados em ordem de idade decrescente (das crianças mais velhas para as mais novas). O imunizante que será aplicado será o da Pfizer, único autorizado até o momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos responsáveis que levarão as crianças aos postos de vacinação.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, todos os postos que aplicam vacina contra Covid em adultos, também vão vacinar crianças.
Além disso, Secretaria de Educação do Rio vai transformar 11 unidades escolares em postos de vacinação infantil contra a Covid. A medida começou a valer nesta e tem por objetivo ampliar os locais de atendimento na cidade, oferecendo ainda mais pontos de vacinação contra a Covid para as crianças.
Três das escolas começam a vacinação na terça (veja lista abaixo):
Além das escolas, a vacinação na Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre, na Zona Norte da cidade, conta com programação artística, recreação e distribuição de livros, incluindo balões de gás, palhaços e perna de pau. O equipamento cultural vai vacinar de segunda a sábado, das 8h às 17, até o fim da campanha.
As crianças vacinadas receberão duas doses em um intervalo de oito semanas. O objetivo do Comitê Científico é fazer com que as crianças recebam a vacina antes do início do ano letivo.
O primeiro lote de vacinas infantis contra a Covid chegou ao Rio de Janeiro na manhã da última sexta-feira (14). São 93,5 mil doses do imunizante — 33.950 doses são destinadas à capital.
A vacinação durante a semana é feita nos postos de saúde e clínicas da família. Confira abaixo a lista de pontos:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 15h:
De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h:
De segunda a sexta-feira, das 10h às 17h:
Sábado, das 8h às 12h:
Na última sexta-feira, a cidade do Maricá começou a vacinação infantil contra a Covid-19 no estado do Rio. O município aplicou doses pediátricas em dez crianças indígenas de 5 a 11 anos, nas aldeias Mata Verde Bonita, em São José do Imbassaí.
As primeiras doses chegaram sob o canto de gratidão e celebração dos povos indígenas. Sofia da Silva (Yva Mirim), de 8 anos, foi a primeira criança a receber o imunizante.
A líder da aldeia Cacique Jurema, que acompanhou de perto o momento, disse que fez questão de estimular a adesão à vacinação aos responsáveis pelas crianças da comunidade.