A Copa São Paulo de Futebol Júnior encerrou as quartas de final nesta quarta-feira, com 60 clubes eliminados a partir da segunda fase. Perto da metade deles foram times que disputam as Série A e B do Brasileiro nesta temporada - incluindo equipes como Flamengo, Corinthians e Athletico, por exemplo.
As duas primeiras divisões nacionais somam 25 clubes eliminados nas partidas decisivas após a fase de grupos. Na Série B, a maior parte das equipes de destaque histórico caíram antes das quartas de final na Copinha. Caso de Bahia, Grêmio, Sport e Vasco. Apenas o Cruzeiro - entre os times da segunda divisão - chegou às quartas, mas foi derrotado pelo São Paulo.
Outros das Séries A e B ficaram pelo caminho ainda na primeira fase. Juventude e Goiás, pela primeira divisão nacional, e Criciúma, Operário e CRB, da segunda.
A lista de eliminados na competição de base ainda três clubes da Série C, Série D e outros que não têm divisão em 2022. Caso de nomes como o Canaã e o Desportivo Brasil, que ainda chegaram até as oitavas de final no torneio.
Nenhum dos clubes sem divisão, no entanto, sobreviveu para a disputa das quartas de final.
Todos os semifinalistas atuam na Série A: América-MG, Palmeiras, Santos e São Paulo. O Tricolor paulista, inclusive, está entre os clubes que mais aproveitaram joias da Copa São Paulo em 2019. Foram cinco atletas na época, com destaque para o atacante Antony.
Clubes da Série A: 13
Clubes da Série B: 12
*Errata: a matéria informava anteriormente que 20 clubes das Séries A e B haviam sido eliminados a partir da segunda fase. A informação foi corrigida para o número de 25.