O aparecimento de degraus e desníveis na orla da Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, chamou a atenção de banhistas nos últimos dias.
Uma imagem feita na tarde de terça-feira (1º) mostra a formação do fenômeno no local, que passou por obras de alargamento em 2021.
Segundo a prefeitura, o aparecimento dessa formação é normal e ocorre pela ação das ondas do mar. Isso pode acontecer tanto em praias que passaram por obras na faixa de areia, como em locais que não foram alterados.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloísa Lenzi, as imagens mostram a ação de ondas normais de maré alta que cortam a praia. Ela descarta que exista algum problema em relação à obra de alargamento, já que o fenômeno ocorria antes do serviço. "Sempre aconteceu e sempre acontecerá", disse.
Além disso, segundo Maria, esses desníveis aparecem apenas na faixa de areia e não no mar. Por isso, não há risco para os banhistas.
"Essa inclinação se chama escarpa praial e é resultado da ação das ondas mais fortes. Aparecem e desaparecem naturalmente e podem ocorrer em qualquer praia", afirmou.
A megaobra de alargamento da Praia Central terminou em dezembro de 2021. Com isso, toda a orla ficou disponível aos banhistas.
A largura da faixa de areia passou de uma média de 25 para 70 metros. Os trabalhos começaram em março. A largura da praia foi aumentada em toda a extensão da orla, que é de 5,8 quilômetros.
Para 2022, após a temporada de verão, estão previstas obras no calçadão da Avenida Atlântica, rua em frente à faixa de areia, e o plantio de vegetação de restinga, uma exigência do licenciamento ambiental da obra.