Com 20 anos, o lateral-direito Carlos Daniel ainda não é parte do profissional do Atlético-MG e nunca atuou no time de cima. O jovem, porém, é figurinha carimbada na base. Na história do clube, ninguém esteve mais em campo do que ele. Atuações que têm despertado interesse do Velho Continente, sobretudo após a boa aparição na Copinha 2022.
Clubes da primeira divisão da Inglaterra, Croácia, Portugal e Holanda têm mantido contato com o staff do jogador sobre uma eventual negociação. A situação que mais chama atenção é com o Newcastle United, recentemente comprado por um fundo de investimento árabe. O clube terminou a última janela de transferências da Europa como o que mais investiu em contratações: R$ 590 milhões em cinco reforços.
- O contato tem acontecido desde junho do ano passado, a intensificou agora de novo, porque eles acompanharam a Copinha. O time foi comprado pelo Mohammed bin Salman (príncipe da Arábia Saudita), mas o diretor continuou, e ele gostou muito do Carlos - conta o empresário do jogador, Anderson Fia.
Segundo ele, o clube inglês tem solicitado frequentemente números de scout do jogador. Entre eles, chama atenção o dado que indica que Carlos Daniel corre, em média, 12km por partida. O número é superior ao da média levantada pelo Centro Internacional de Estudos Esportivos (Cies) em estudo recente do futebol brasileiro - 10,3km para laterais.
Apesar de consistentes, as sondagens pelo jovem lateral ainda não se transformaram em propostas oficiais ao Atlético. Carlos Daniel tem contrato com o clube até julho de 2023, e multa rescisória estipulada em 50 milhões de euros.
Carlos chegou ao Atlético com apenas 13 anos de idade. Titular em todas as categorias em que passou, ele já alcançou a marca de 126 pelo Galinho, número recorde na base do clube. O lateral tem no currículo os títulos da Taça BH Sub-17 e do Brasileirão sub-20, conquistado no início do ano passado.
- O importante é estar focado no Atlético, que é o clube que defendo. Como estou aqui desde os 13 anos, ainda quero fazer história com essa camisa e dar alegrias para essa torcida maravilhosa – disse o lateral.
Ele conta que a maior inspiração é Guilherme Arana, que chegou em 2020 e é um dos destaques do atual elenco campeão mineiro, brasileiro, da Copa do Brasil e Supercopa.
- Gosto muito do estilo de jogo do Arana, acho que temos uma característica parecida, principalmente no apoio no ataque. Ele também é muito novo e conquistou muitos títulos, o que acaba nos inspirando ainda mais.