O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou Campo Grande e outros 56 municípios do Estado em alerta para chuvas intensas e temporais com queda de granizo. Há risco de chuva de até 50 mm (milímetros) em um dia, ventos fortes (de 40 a 60 km/h), corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Ontem, conforme o instituto, Água Clara ficou em 2º lugar no ranking entre os 20 municípios do Brasil com maior volume de chuva com 60.4 mm (milímetros). A cidade que lidera a lista é Rondo do Pará, no Pará, com 69 mm.
Conforme o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrahão Filho, também foi registrado chuva em Laguna Carapã (33,6 mm), Ponta Porã (35,4 mm), Dourados (60,2 mm), Maracaju (53,4 mm) e Aquidauana (0,8).
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as instabilidades serão reforçadas pelo deslocamento de cavados e a disponibilidade de umidade, além da combinação de um sistema de baixa pressão atmosférica de umidade, além da combinação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai aliado à presença de uma frente fria.