Esse sábado (19) é dia de aniversário para dois municípios de Mato Grosso do Sul. Guia Lopes da Laguna, distante 233 quilômetros de Campo Grande, comemora 84 anos e Ribas do Rio Pardo, distante 98 quilômetros da capital, comemora 78 anos de emancipação político-administrativa.
Elevado à categoria de município em 1953, Guia Lopes da Laguna foi construída sobre o cenário de um dos mais trágicos episódios da Guerra do Paraguai: “A retirada da Laguna”, a atual cidade iniciou sua povoação no início do século XVIII com a chegada dos castelhanos (vindos do Paraguai) e pecuaristas que migravam da região sudoeste do país.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população atual do município é de 9.754 habitantes. Quem estiver passando por Guia Lopes pode aproveitar os pontos turísticos naturais da cidade que integra o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
Em comemoração aos 84 anos será feito o Hasteamento da Bandeira na Quadra de Esportes da E. M. Basílio Barbosa às 8h da manhã. À noite, por volta das 20h30, os cantores Victor Gregório e Marco Aurélio, com participação especial dos Pratas da Casa e Padre Gabriel se apresentam no espaço aberto ao lado do Salão Paroquial.
Elevado à categoria de município em 1943, Ribas do Rio Pardo foi descoberta em meados do primeiro terço do século XVII, por bandeirantes paulistas. Após tempos com o desenvolvimento parado, a cidade voltou a crescer e ser povoada em 1914, com a chegada da atual Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e a inauguração da Estação local que ligou Ribas aos grandes centros urbanos.
Segundo o IBGE, a população atual do município é de 25.310 habitantes. Em comemoração aos 78 anos de história da cidade, haverá um Ato Cívico às 8h em frente da prefeitura municipal da cidade. Às 18h os cantores regionais Diéff Meira, Fran Lopo e Max Henrique se apresentam no Ginásio Municipal de Esportes.