O presidente da Câmara de Vereadores de Jardim, Glaucio Cabreira da Costa (PSDB), participou do Drive Thru de Descarte Correto de Medicamentos, que aconteceu em frente ao prédio da Casas de Leis, no último sábado (7). A ação foi promovida pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF/MS).
Segundo a organização do evento, o objetivo foi fazer o recolhimento dos medicamentos vencidos, juntamente com a empresa BioAccess, que realizará a destinação correta dos mesmos, além da empresa Recic.LE, que participou com o recolhimento de eletrônicos.
Cabreira destacou a importância dessa ação, que tem o poder legislativo como parceiro, enfatizando o descarte de medicamentos vencidos em recipientes adequados, assim como produtos eletrônicos (televisores, computadores, celulares, impressoras, telefones, calculadoras, teclados, som, pilhas, etc). “Sabemos que descartar esses produtos nos cestos de lixos de forma tradicional, pode causar um grande dano ao meio ambiente, e por isso a nossa contribuição como legisladores, cuidando da natureza, e do que podemos deixar às próximas gerações”.
Também estiveram presente, Dr. Flávio Shinzato – Presidente do Conselho Regional de Farmácia/MS (CRF/MS), Dr. Allan Cobacho – Promotor de Justiça e Meio Ambiente, Dr. Claudemyr Soares e Dra. Daniely Proença – Conselheiros Regionais de Farmácia, e integrantes do Instituto Guarda Mirim Ambiental de Jardim, comandado pelo Sargento Nisroque Soares.
Descarte – Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do Instituto Datafolha, em 2019, apurou qual é a forma mais usual de descarte dos medicamentos que sobram ou vencem, e 76% dos entrevistados indicaram maneiras incorretas para a destinação final desses resíduos. Constatou ainda que a automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros que fizeram uso de medicamentos nos últimos seis meses anteriores aos estudos.