A quarta-feira (18) começou como um dos dias mais frios do ano. Capitais das regiões Sul e Sudeste registraram temperaturas abaixo de 10ºC. Curitiba tem mínima de 4ºC, enquanto a mínima em São Paulo é de 6ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é que a temperatura não supere 12ºC e 15ºC nas duas cidades, respectivamente. Veja abaixo a previsão em outras capitais.
O frio atípico deve permanecer até 22 de maio. Um deslocamento da massa de ar polar coincide com a passagem de um ciclone extratropical, o que traz umidade e possibilita a ocorrência de eventos incomuns, como queda de neve e precipitação da chamada "chuva congelante".
Na serra catarinense, houve neve pelo segundo dia consecutivo. As capitais Rio, Belo Horizonte e São Paulo tiveram a madrugada mais fria do ano. Em BH, a temperatura foi a mais baixa para maio desde 1961, chegando a 6,7ºC, segundo o Inmet.
As cidades de Guarapuava e Palmas, nas regiões central e sul do Paraná, registraram a temperatura mais baixa do estado, nesta quarta-feira (18). Em ambas as cidades, os termômetros marcaram 1,4ºC, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
Na cidade de São Paulo, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), a sensação térmica na madrugada chegou a -4ºC em algumas partes da Zona Sul. No interior do estado, em Campos do Jordão, a temperatura ficou abaixo de zero e houve geada e ventos fortes.
O frio atinge também estados do Centro-Oeste. Goiás, por exemplo, registrou a madrugada mais fria do ano: 4,8ºC. A menor temperatura foi registrada Mineiros, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do estado.
Veja a previsão do tempo nas capitais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, segundo o Inmet:
Porto Alegre
Curitiba
Florianópolis
São Paulo
Rio de Janeiro
Belo Horizonte
Vitória
Goiânia
Brasília
Cuiabá
Campo Grande
Mín. 23° Máx. 36°