A atriz Bonita, de 10 anos, intérprete da versão animal do Velho do Rio (Osmar Prado) foi cancelada após devorar personagens na novela e perdeu seu papel de destaque em "Pantanal". Com aproximadamente 4 metros, a sucuri deveria fazer mais uma vítima na história, assim como na versão original da Manchete, mas não terá a oportunidade de brilhar em mais uma cena de ataque.
Preocupados com o estigma sobre a espécie, ambientalistas não gostaram que o folhetim mostrou a serpente "comendo gente" em 2022. Diante da problemática, o autor do remake, Bruno Luperi, decidiu mudar os rumos da trama, cancelando a morte de Roberto (Cauê Campos), filho de Tenório (Murilo Benício), pelo abraço da serpente.
O rebaixamento e a perda da função de Bonita fez os fãs assíduos de "Pantanal" se questionarem se ela perdeu o emprego de atriz e foi demitida da Globo.
O MidiaMAIS apurou que não, Bonita não foi demitida. A sucuri-verde da região do Pará gravou cenas apenas no início dos trabalhos de "Pantanal" para serem usadas a qualquer momento da trama, mas não chegou a ser mandada embora pela emissora.
Marcante, a participação da atriz animal, assim como da onça Matí, foi essencial para os primeiros capítulos. No entanto, conforme a história caminha, a versão animalesca dos personagens diminui para que os humanos ganhem destaque. E assim está sendo feito.
Bonita vive no Pará, sob responsabilidade do Centro Amazônico de Herpetologia, e recebeu licença dos órgãos ambientais para estrelar a novela em Mato Grosso do Sul. Ela tem 10 anos, pesa 30 quilos e recebeu tratamento de artista nos bastidores do folhetim.
"Os atores que nunca tinham interagido com animal dessa magnitude, principalmente, a sucuri, ficaram meio receosos. Mas a sucuri que é um animal que está acostumado com o toque e vive sob cuidados humanos há 10 anos, costumava deixar os atores desconfortáveis, a equipe técnica com medo", revelou a bióloga Ellen Eguchi ao Gshow.
Segundo ela, o trabalho do Centro Amazônico de Herpetologia era justamente deixar os animais tranquilos. "Para que eles conseguissem interagir de maneira natural com o indivíduo e fazer com que as cenas ficassem mais perfeitas possíveis, não deixando com que o medo do animal atrapalhasse", contou a bióloga.
No remake de "Pantanal", a personagem de Bonita fez duas vítimas. Uma delas, foi o personagem do ator sul-mato-grossense André Tristão, jagunço que foi completamente devorado pela serpente ainda no primeiro mês da trama. A cena não existia na versão original da Manchete.
Depois, a sucuri também engoliu o matador responsável pelo assassinato de Maria Marruá, interpretado pelo ator Erom Cordeiro. Os bastidores da cena em que a sucuri se enrolou no artista podem ser conferidos no vídeo abaixo:
Roberto (Cauê Campos) deveria ser a nova vítima, mas após a reclamação de ambientalistas preocupados com a preservação da espécie e em desfazer o estigma de que o animal "come" pessoas, o exagero de Bruno Luperi ao fazer a personagem da sucuri engolir humanos foi contido e, aparentemente, não mais acontecerá.
Tem algo legal para compartilhar com a gente ou quer comentar a história acima? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.