Pelo menos 50 casas foram atingidas pela água da Lagoa do Sapo, em Batayporã (a 310 quilômetros de Campo Grande), segundo informações do coordenador da Defesa Civil do município, Gilberto Batista. O local foi inundado, depois de chover 120 milímetros, na tarde de ontem (12).
“É um alagamento rápido. Todas as vezes que chove acima de 50, 60 milímetros, a lagoa alaga. Ontem choveu 120 mm na região, em 40 minutos. Chegou a todas as ruas que ficam ao entorno, cinco vias de cada lado, aproximadamente, atingindo cerca de 50 casas, eu acredito”, explicou ao Campo Grande News.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, somente duas famílias foram retiradas de casa, uma foi levada ao abrigo e outra para a casa de familiares. Elas foram resgatadas de barco.
Agora, a equipe vai fazer a limpeza ao entorno da lagoa, lavagem de algumas ruas, e lançar todo o ocorrido no Sistema Nacional de Devesa Civil.
Segundo Batista, o nível do lago é, em média, 1,2 metro. Com a chuva de ontem, chegou a 2,5 metros.
De acordo com o prefeito do município, Germino da Roz (PSDB), o levantamento dos estragos será feito pela manhã de hoje.
“Essa lagoa já tem 50 anos que inunda. Na minha gestão já foi 5 vezes que enche, duas vezes com água que entrou na casa das pessoas e três vezes nas ruas”, disse.
Recentemente, a prefeitura concluiu a licitação para elaboração de projeto de drenagem e infraestrutura urbana para controle de enchentes na região.
Alerta – O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê mais chuva para Batayporã, durante todo o dia. A temperatura varia de 20°C a 28°C.
Além disso, o município está na lista de alerta de chuvas intensas, com ventos de até 60 km/h.