Para efetivar a Política Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, fortalecendo essa rede de atendimento e enfrentamento do problema, foi realizada nos dias 07 e 08 de novembro, em Porto Murtinho, a reunião ampliada com o tema: "Grandes obras em Porto Murtinho e Região - Impactos Sociais; o Combate ao Tráfico de Pessoas e ao Trabalho Escravo, e Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes".
O encontro reuniu representantes das administrações municipais, estaduais e federais, sociedade civil organizada, estudantes e pesquisadores do tema para debater e trocar experiências, fortalecendo as ações de enfrentamento ao tráfico de pessoas no município.
A presidente do Comitê Estadual de Tráfico de Pessoas, Cristiane Martins Viegas de Oliveira da Defensoria Pública da União (DPU/MS), reforça que com a chegada do desenvolvimento ao município o diálogo com a rede de combate no interior se torna imprescindível. “Estamos aqui para escutar as demandas do município e discutir propostas palpáveis de forma preventiva a essa problemática social atual e emergencial dentro do estado.”, explica.
Durante os dois dias da ação, foram realizados debates e discussões para que as ações de combate e prevenção ao tráfico de pessoas se fortaleçam em todo o estado, e também sobre as ações de apoio às vítimas do crime.
O Prefeito Nelson Cintra que também marcou presença no evento agradeceu o empenho dos presentes na luta pela causa e reafirmou que a gestão está sempre aberta a unir forças pelo bem comum. "Parabéns a todos pela iniciativa que traz aqui vários setores trabalhando juntos na promoção dos direitos humanos. Uma reunião essencial que irá somar positivamente na causa." disse o prefeito.
O Comitê tem por finalidade fortalecer a Rede de Garantia de Direitos existente em Mato Grosso do Sul criando mecanismos para a promoção dos direitos humanos, espaço público de articulação e mobilização entre todas as forças sociais, governamentais e não governamentais que atuam no acompanhamento das investigações e responsabilização dos casos de Tráfico de Pessoas.
Estiveram presentes a Primeira Dama e Secretária de Assistência, Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, o Procurador Chefe do Trabalho, Dr. Jonas Ratier, Vereadora Regina Heyn, Vereadora Sônia Ferreira, Senhora Tânia Regina Comerlato - CEDCA-MS, Iracema de Fátima Nais Inque - Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Exploração e Abuso Sexual, Ariely Oliveira Garcia - Presidente do CMDA de Porto Murtinho, Silvia Nakamatsu - Coordenadora do CERMA/MS - Cômite Estadual para Refugiados, Migrantes e Ápatridas do Mato Grosso do Sul, José Ramirez - Presidente da Cruz Vermelha de MS, Irmã Rosane - Coordenadora da Pastoral do MIgrante da Arquidiocese de Campo Grande, Geani Almeida - SES Secretaria Estadual de Saúde, Mateus Firmino - representante COMCEX/MS, Rosana Leal, Subsecretária de Politicas Publicas para as Mulheres GOV-MS.