Média de casos de covid-19 em Mato Grosso do Sul registrou aumento nos últimos 7 dias e a procura por testes nos postos públicos mais que dobrou. Por outro lado, os testes rápidos de farmácia ainda não tiveram alta na procura em Campo Grande.
O que antes era usado como meio para testagem enquanto os postos não testavam toda a população, atualmente as farmácias veem os estoques sobrarem. Uma farmácia na Rua Albert Sabin, fica próximo a UBS (Unidade Básica de Saúde) Caiçara e, por isso, as pessoas preferem fazer o teste gratuito.
"Minha funcionária mesmo precisou fazer e em 20 minutos já tinha o resultado ali no posto", disse a proprietária, Jaqueline Silva. Segundo ela, o estabelecimento tem vendido 1 autoteste por mês. "No auge da pandemia saíam 4 ou 5 por dia", contou ao Jornal Midiamax.
Média de casos confirmados
Boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgado na quarta-feira (16), mostra que a média de casos confirmados nos últimos sete dias é de 40,7. Mais que o dobro da média de 18,1 registrada na semana anterior. Em Campo Grande, a vacina e o teste de Covid-19 estão disponíveis em todas as unidades de saúde.
teste
Autoteste da covid-19 (Foto: Fábio Oruê/Jornal Midiamax)
Perto dali, ainda na Albert Sabin, o cenário é diferente. Em um outro estabelecimento, a venda de autotestes de covid-19 aumentou de uma semana até agora. "A gente zerou o estoque. Tivemos que pedir da outra loja", contou a farmacêutica Elisangela Nunes à reportagem.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que tem percebido um aumento nos casos de pacientes sintomáticos respiratórios, mas que não se repete nos diagnósticos de Covid-19.
Em rede de farmácias, que fica na Afonso Pena, a procura também aumentou. "Hoje mesmo a gente vendeu um [teste]", contou o vendedor. Segundo ele, apesar das vendas não terem muita diferença, a procura tem aumentado mais nos últimos dias.
Cenário diferente
Entretanto, outros dois locais visitados pela reportagem não perceberam aumento na procura pelos autotestes de covid-19. "Eu só tenho ouvido falar que tem aumentado, mas até agora aqui não aumentou", disse o farmacêutico André Francischini, de uma farmácia na Avenida Tamandaré com a Júlio de Castilho.
Também na Avenida Júlio de Castilho, o vendedor Pedro Fadin contou que os testes não tem saído. "Nós vendemos 1 neste mês e no mês passado nenhum. Está bem tranquilo", disse ao Jornal Midiamax.
Aumento de teste na rede pública
O número de pessoas em busca de testes nas unidades de saúde tem aumentado, como na UBS 26 de agosto, localizada na região central de Campo Grande, onde a procura mais que dobrou nos últimos dias.
Funcionário da unidade disse ao Jornal Midiamax que antes a busca por testes de Covid-19 era de seis ou sete pessoas por dia, mas nos últimos dias o movimento aumentou e agora chega a 20 testes realizados por dia, na unidade.
Mín. 21° Máx. 39°