Tradição em Mato Grosso do Sul durante e após as festividades do final do ano, a Folia de Reis é uma festa mantida por igrejas, famílias e até pela administração pública e que tem forte apelo no interior do Estado.
A Folia de Reis sai para o giro, à noite, geralmente entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro. Em MS, várias localidades já estão fizeram a festança. Mas para quem ainda não conferiu, em Chapadão do Sul, a festa acontece no sábado (7).
No município, o evento tradicional será realizado na igrejinha do Assentamento Aroeira. A programação da grande festa conta com show da Banda Sociedade Baileiros, além de comidas e bebidas típicas, leilão de prendas e muita animação.
Aparecida do Taboado também faz a festa tradicional no sábado, no Centro Comunitário Córrego Ouro. O cardápio também terá muita comida e bebidas típicas.
Tradição e religiosidade
Nem só as prefeituras promovem este tipo de festividade. Por ser uma prática cultural ligada à tradição católicas, muitas paróquias e igrejas organizam a Folia de Reis para os fiéis e a comunidade. Vídeo que circula nas redes sociais mostra o evento no Santuário Diocesano, em Aparecida do Taboado.
Confira:
Famílias também seguem a tradição e promovem as festividades por conta própria. Em Dourados, nesta sexta-feira (6), a família Ortiz Benites. Conforme a divulgação, o evento resgata as tradições de um povo para manter a cultura viva.
A festa acontece a partir das 17h30, na Rua Paissandu, nº 1.568, no Bairro Guanabara. Haverá procissão, jantar e o terço. Além disso, a animação fica com o Grupo Fama e Jota Beat. A festa da família já é tradicional na cidade.
Folia de Reis
A Folia de Reis, segundo a Fundação de Cultura de MS, está ligada ao modo de ser e viver dos vaqueiros, mineiros, boiadeiros, campeiros e agricultores, dentre outros devotos. No Estado, várias são as cidades, cujos devotos, realizam essa prática como forma de agradecimento por graças alcançadas.
Várias são as celebrações em homenagem aos Três Reis Magos: Baltazar, Belchior e Gaspar. Os devotos, acreditam no poder dos Três Reis que receberam a graça de terem sido os primeiros a visitar e presentear o Menino Jesus.
A Folia de Reis é uma prática cultural católica que chegou ao Brasil com os portugueses e se espalhou pelo Brasil.
Por meio de relatos de devotos e festeiros, a festa em MS teve origem com a chegada das primeiras famílias vindas dos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e regiões de fronteira com o Paraguai, no início do século passado.
Como é a festa?
Durante o giro, a bandeira, percorre, à noite, tal qual os reis magos, cantando e pedindo doações para a sua festa de reis. A folia se reveste de um caráter sacro, afinal são representantes dos reis magos visitando os devotos.
Nas casas onde o presépio está montado, há um ritual especial de visita e reverência, executado de forma muito natural, porém cercado de muita fé e devoção. Os versos das cantorias giram em torno de temas que falam da anunciação, nascimento, estrela-guia, Reis Magos, adoração – ofertório, agradecimento, despedida e benção.