O Al Nassr, novo clube de Cristiano Ronaldo, emitiu um comunicado oficial para negar que o astro português terá compromissos relacionados a uma candidatura da Arábia Saudita à Copa do Mundo. De acordo com a equipe, o contrato de CR7 com o clube não prevê qualquer compromisso do tipo, apesar de a possibilidade ter sido noticiada pela imprensa europeia.
- O Al Nassr gostaria de esclarecer que, ao contrário do que dizem os noticiários, o contrato de Cristiano Ronaldo com o Al Nassr não implica compromissos com nenhuma candidatura à Copa do Mundo. Seu foco principal é Al Nassr e trabalhar com seus companheiros para ajudar o clube a alcançar o sucesso - afirma a nota.
Cristiano Ronaldo foi anunciado como reforço do Al Nassr nos últimos dias de 2022, depois de ter seu contrato rescindido com o Manchester United em meio à Copa do Mundo. Ele assinou contrato com o clube saudita até 2025 e terá ganhos de quase 200 milhões de euros (cerca de R$ 1 bilhão) por ano, entre salários e acordos de publicidade, segundo diversos veículos europeus.
Quando CR7 fechou o acordo com o Al Nassr, a imprensa do Velho Continente também indicou que o contrato do jogador previa compromissos com uma possível candidatura da Arábia Saudita para sediar uma Copa do Mundo da Fifa. Assim, seu vínculo com o país se estenderia até 2030. Esta foi a possibilidade negada pelo Al Nassr no comunicado.
A ida de Cristiano Ronaldo para o Al Nassr era discutida desde julho, quando o atacante pediu sua saída do Manchester United. À época, o jogador recusou a primeira investida dos sauditas. Dias antes da Copa do Mundo, o português rescindiu seu contrato com o time inglês, após uma polêmica entrevista na qual fez duras acusações contra o clube e o técnico Erik ten Hag.
A rescisão com o United deixou o caminho livre para o Al Nassr fazer uma nova investida. Durante a Copa do Mundo, a notícia do possível acerto voltou a ser divulgada. Cristiano Ronaldo seria também um embaixador da candidatura saudita para ser sede da Copa do Mundo de 2030.
Cristiano, inicialmente, negou o acerto. O próprio clube saudita tratou de desmentir o possível acerto na época. A imprensa europeia divulgou que o português ainda procurava espaço em clubes que estejam na Champions League, mas não houve ofertas, e o destino de CR7 será a Arábia Saudita.
Cristiano Ronaldo faz 38 anos em fevereiro de 2023. Durante 20 anos de carreira, ele atuou no futebol europeu. É o maior artilheiro do Real Madrid, com 450 gols. Ele conquistou 30 títulos por Sporting, Manchester United, Real Madrid e Juventus.
O craque português chegou ao Catar como um dos únicos do Mundial sem um clube. Em sua quinta Copa do Mundo, o camisa 7 quebrou recordes, como o de ser o único a fazer um gol em cinco edições diferentes, mas deixou o torneio com a frustração da eliminação nas quartas de final, para Marrocos, e reserva nos dois últimos jogos da seleção lusa.
No Al Nassr, Cristiano Ronaldo vai ser treinado pelo francês Rudi Garcia, ex-Lyon, e terá a companhia de dois brasileiros: o meio-campista Luiz Gustavo, ex-Bayern de Munique, e o atacante Anderson Talisca, ex-Bahia e Benfica.