Brasil Brasil
Veja se você está dispensado da entrevista para tirar o visto
17/01/2023 10h24
Por: Tribuna Popular Fonte: Campo Grande News
- Os candidatos para alguns tipos de visto, incluindo o visto de turismo, não precisarão passar pela entrevista até 31 de dezembro de 2023 – Foto: Reprodução

Viajar para os Estados Unidos é um sonho de muitos, mas nem todos conseguem, nem sempre por falta de condições financeiras, mas porque são barrados já na entrevista no consulado, última etapa do processo para se obter o visto americano, documento essencial para entrar legalmente no país. Não por acaso a entrevista sempre provoca nos candidatos um misto de medo de encarar as perguntas e o medo de ter o documento negado.


Se você tem planos de tirar ou renovar o visto americano, o ano de 2023 está começando com uma boa notícia. É que o governo dos Estados Unidos autorizou os consulados e embaixadas no Brasil a dispensarem a necessidade de entrevista até o final do ano (31/12), mas para alguns tipos de vistos. Era uma situação que já existia desde 2022 e foi prorrogada.


Pedidos de vistos que não precisam da entrevista - O visto B1/B2 (negócio e turismo), um dos mais solicitados pelos brasileiros, é um dos tipos que eliminam a necessidade da entrevista quando o solicitante vai pedir a sua renovação – lembrando que o tempo para renovar é muito menor do que o pedido para tirar o primeiro visto. O primeiro pedido ou renovação do visto H-2 (trabalhadores temporários), assim como os pedidos de visto para estudo e intercâmbio (F, M e J) também podem ter o processo de entrevista eliminado.


De acordo com o Informe Oficial do Departamento de Estado dos EUA – Boreau de Assuntos Consulares -, “no caso de pedido de renovação de visto com a mesma classificação dentro de 48 meses após a expiração do documento anterior também são elegíveis para isenção de entrevista”. Mas o mesmo documento do governo ressalta que o processo de isenção tem suas exceções, ou seja, algumas pessoas podem ser chamadas pelo Consultado para a entrevista. “Os funcionários consulares ainda podem exigir uma entrevista pessoal caso a caso, levando em consideração as condições locais”, diz o comunicado.


Dos cinco consultados americanos no Brasil, o Consulado de São Paulo  é um dos mais procurados para o visto de turismo ou de negócio. Em dezembro de 2022 o tempo oficial de espera para tirar o visto americano B1 e B2 era de 452 dias (São Paulo), 428 dias (Rio de Janeiro), 386 dias (Brasília), 284 dias (Recife) e 250 dias (Porto Alegre). Confira no LINK como está atualmente o tempo de espera para o agendamento e qual o tempo de demora para cada visto nas cinco cidades.