Saúde Saúde
Diagnóstico de Virginia Fonseca acende alerta para risco de cárie não tratada
Influenciadora digital é diagnosticada com disfunção temporomandibular (DTM) provocada por cárie
02/02/2023 14h41
Por: Tribuna Popular Fonte: CNN Brasil
Reprodução/Redes Sociais -

Virginia Fonseca, influenciadora digital de 23 anos, usou seu Instagram na última sexta-feira (27) para compartilhar com os seguidores o seu diagnóstico de disfunção temporomandibular (DTM) e como o quadro pode ser agravado por cáries.


O dentista da influenciadora, Raulino Borges, explicou que lesões na arcada dentária – causada por cáries, por exemplo – podem alterar o padrão de fechamento da boca, provocando assim o quadro de disfunção temporomandibular (DTM).


“Quando você tem uma cárie e ela não é corrigida imediatamente, ou quando a instalação não é feita devidamente, vai mudar a posição dos dentes, o que muda o padrão de fechamento. A mudança do padrão de fechamento é o que dá a DTM”, disse o doutor em desordem temporomandibular nos stories de Virginia Fonseca.


Entre os principais sintomas da desordem temporomandibular está o desconforto, dores no local e enxaqueca.


No caso da influenciadora digital, o dentista disse que encontrou uma “resina mal feita” no dente, o que alterou o padrão de fechamento da sua boca.


De acordo com a dentista especializada em clínica geral Maria Luiza Pisaneschi, o principal tratamento para a disfunção temporomandibular é a placa de acrílico.


O aparelho protege a arcada dentária e reduz as dores no local. Em casos mais leves, como o de Virginia, a retirada da cárie causadora da DTM também pode solucionar o problema.


A dentista alerta que a principal causa de aparecimento de cáries é uma alimentação “baseada em açúcares e carboidratos unidos a falta de higiene”.


“O PH ácido causado por bactérias, principalmente o Streptococcus mutans, ataca o esmalte dentário, causando a cárie. As bactérias vão se alimentando e aumentando a infecção”, diz a especialista.


Pisaneschi ressalta que as cáries podem ser evitadas, geralmente, de forma simples. O principal modo é sempre “promover uma boa higiene bucal, com escovação e uso de fio dental pelo menos uma vez ao dia”, conclui.