A Marinha do Brasil promoveu a médica Maria Cecilia Barbosa a contra-almirante – a primeira mulher negra a ser promovida a oficial-general na história do ramo mais antigo das Forças Armadas brasileiras.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma cerimônia, nesta terça-feira (31), para a apresentação dos oficiais-generais recém-promovidos do Exército, Marinha e Força Aérea.
“Eu me sinto bastante orgulhosa e feliz por estar representando uma parcela grande da tripulação da Marinha, que é a tripulação feminina. Somos muitas oficiais e praças do sexo feminino na força. Eu sou uma representante no generalato. A Marinha dá essa possibilidade”, disse Maria Cecilia durante a cerimônia, em vídeo publicado pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom).
O presidente @LulaOficial participou, nesta terça-feira (31), da apresentação dos oficiais-generais recém-promovidos das três forças: @marmilbr @exercitooficial @fab_oficial. Entre eles estava a Almirante Maria Cecilia Barbosa, primeira mulher negra oficial-general da Marinha.
Loading...
O presidente @LulaOficial participou, nesta terça-feira (31), da apresentação dos oficiais-generais recém-promovidos das três forças: @marmilbr @exercitooficial @fab_oficial. Entre eles estava a Almirante Maria Cecilia Barbosa, primeira mulher negra oficial-general da Marinha. pic.twitter.com/KUtSAN5jx7
— SecomVc (@secomvc) April 4, 2023
Ela está nas Forças Armadas há 28 anos, e responde pela diretoria de Saúde e Assistência Social da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa.
Antes de Maria, apenas outras duas mulheres ocuparam o cargo de contra-almirante.
Estiveram presentes no evento também a primeira-dama, Janja da Silva, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e os comandantes das três Forças: general Tomás Ribeiro Paiva (Exército), almirante Marcos Sampaio Olsen (Marinha) e brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno (Força Aérea).
(Publicado por Léo Lopes. Vital Neto contribuiu para esta reportagem.)