O prefeito Nelson Cintra, de Porto Murtinho, lança na próxima segunda-feira (10) um programa inovador que reduzirá as despesas do município com limpeza pública em 40% e ainda promoverá o empreendedorismo com a contratação de micro trabalhadores individuais (MEI) por meio de edital para executar os serviços. O “Orgulho de Viver Aqui”, criado por lei municipal, vai oferecer ainda capacitação e equipamentos de proteção aos beneficiados.
O programa se assemelha a uma iniciativa de sucesso executada na gestão anterior (2012) do prefeito, quando o serviço de limpeza pública foi setorizado e executado por pequenos empreendedores, tornando-se referência e reconhecido com premiação. O “Orgulho de Viver Aqui” também divide a cidade por bairros, incluindo os edifícios públicos e áreas de poda. Os MEIs terão ganhos mensais de até R$ 5 mil, com a obrigação de contratar um empregado.
Emprego e renda
“A mobilização para a construção da Rota Bioceânica já traz impactos diretos e indiretos. O Município, ciente dos impactos positivos desse corredor Brasil-Chile, prioriza as ações que preparem a cidade e a população para serem protagonistas do processo de implantação da Rota Bioceânica, fortalecendo a atratividade do município a fim de consolidar vantagens competitivas em relação aos outros municípios e países”, afirma Nelson Cintra.
A ser lançado em cerimônia na Câmara Municipal, às 19h de segunda-feira, o programa estimula o empreendedorismo, gera emprego e renda e ainda promove o desenvolvimento sustentável do município denominado Portal da Rota Bioceânica, segundo o prefeito. Ele explica que a seleção dos prestadores de serviço será feita por critérios definidos na lei, como a participação em cursos de capacitação e qualificação oferecidos pela prefeitura.