Um homem foi preso em abril no Aeroporto Internacional de Boston por supostamente carregar um “canudo de vampiro” em sua bagagem de mão.
Enquanto o nome do dispositivo evoca pensamentos de Drácula e morcegos sugadores de sangue, os canudos, na verdade, não têm nada a ver com vampiros. Aqui está o que você precisa saber sobre a ferramenta de autodefesa multiuso.
O termo “canudo de vampiro” é usado para se referir a um canudo de titânio com uma ponta pontiaguda. A polícia de Massachusetts disse à CNN que o canudo confiscado do viajante foi comprado da Szabo Inc., que vende os objetos de titânio por US$ 85 (cerca de R$ 424).
O canudo tem múltiplos usos, de acordo com a lista de produtos da Szabo. Ele “permite que o usuário beba sem esforço qualquer shake ou smoothie espesso”.
Mas também é “projetado para autodefesa” e é “longo o suficiente para ser usado como uma adaga”.
A listagem observa que o canudo pode ser facilmente transportado em público “sem chamar a atenção” e também pode ser usado para esvaziar pneus.
A “ponta esculpida do canudo é afiada o suficiente para perfurar a maioria dos materiais sintéticos”, diz a listagem.
A Szabo não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da CNN.
Várias outras empresas também anunciam canudos de titânio para autodefesa.
A legalidade de carregar um canudo de vampiro depende das leis locais sobre facas, disse o escritório da Administração para Segurança dos Transportes (TSA, na sigla em inglês) na Nova Inglaterra à CNN em um e-mail.
Em Massachusetts, onde o homem foi preso, é ilegal portar certos “instrumentos pontiagudos”, incluindo estiletes e adagas, disse a polícia estadual à CNN.
Os policiais estaduais e a TSA descobriram que o canudo “se encaixa nessa categoria”, disse a polícia. Os infratores podem ser multados ou condenados a até cinco anos de prisão se tiverem acusações criminais anteriores.
Além disso, a TSA proíbe o transporte de objetos pontiagudos na bagagem de mão.
Mín. 22° Máx. 37°