O príncipe Harry comparecerá à coroação do pai, o rei Charles III, neste sábado (6), sem a esposa, Meghan Markle, que ficou na Califórnia com os filhos, conforme anunciou o Palácio de Buckingham.
Serão três dias de comemorações, com a coroação no sábado, 6 de maio, um “Grande Almoço da Coroação” e um “Concerto da Coroação” no dia seguinte, além de um feriado extra na segunda-feira. No entanto, Harry não participará de todos os eventos.
Ele chegou a Londres na sexta (5) e retorna para os Estados Unidos no sábado, logo após a cerimônia de coroação. O evento acontece no mesmo dia do aniversário de seu primogênito, Archie.
Será a primeira vez que o príncipe Harry se encontrará publicamente com o família real desde o lançamento de seu liviro “Spare”, onde revelou diversas situações entre os membros da monarquia.
A chegada de Meghan Markle causou reboliço na tradicional família real britânica. Uma atriz norte-americana, filha de uma mulher preta e divorciada conquistou o coração do príncipe Harry.
Em janeiro de 2020, quase dois anos após o casamento, o casal anunciou que estava se afastando de seus deveres e funções na realeza e se mudando para os Estados Unidos. A decisão balançou a relação entre o duque de Sussex e seus familiares. Entre eles, seu pai.
Em uma entrevista bombástica à Oprah Winfrey em 2021, Harry afirmou que não teria se afastado da família real se não fosse por Meghan, porque “estava preso, mas não sabia que estava preso”.
Ele afirmou, ainda, que seu pai, o rei Charles III, parou brevemente de atender suas ligações.
“Eu me senti muito decepcionado porque ele [Charles] passou por algo semelhante. Ele sabe como é a dor. E Archie é seu neto”, disse Harry sobre seu pai. “Eu sempre vou amá-lo, mas muitas mágoas aconteceram.”
“Minha família me isolou financeiramente”, disse Harry. “Mas eu tenho o que minha mãe me deixou e sem isso não teríamos sido capazes de fazer isso [deixar a realeza].”
Na mesma entrevista, Meghan revelou que a família real temia que pele de seu filho fosse muito “escura”.
A duquesa de Sussex se descreveu como a vítima de um Palácio de Buckingham obcecado por imagem, que pesava em tudo, desde o “quão escura” seria a cor da pele do filho Archie até a frequência com que ela almoçava com os amigos.
Em um livro sobre os principais membros da realeza britânica, o autor Christopher Andersen diz que Charles perguntou como seria o tom da pele do primogênito de Harry.
À época, o porta-voz do então príncipe Charles negou a afirmação. “Isso é ficção e não vale a pena comentar”, disse.
Após a entrevista, a relação entre Harry com os parentes estremeceu ainda mais. Em entrevista ao programa “This Morning”, da CBS, uma amiga do casal disse que as conversas que teve com o pai e irmão foram “improdutivas”.
“Ninguém na família real falou com Meghan até este momento”, declarou em março de 2021, dois meses depois que a entrevista foi ao ar.
Em setembro de 2022, a rainha Elizabeth morreu e Harry revelou que seu pai foi quem ligou e o avisou sobre o estado de saúde da sua avó.
Segundo o duque de Sussex, ele recebeu outra ligação de Charles, que disse que ele era bem-vindo à residência escocesa, mas que sua esposa, Meghan, não.
Em dezembro de 2022, o casal lançou sua série documental na Netflix. Nele, eles fazem críticas à realeza e imprensa britânica, demonstrando insatisfação e problemas com o sistema
Na primeira entrevista para falar sobre seu livro que viria a ser lançado, Harry disse que “eles não mostraram absolutamente nenhuma vontade de se reconciliar. Eu gostaria de ter meu pai de volta“.
Em outra entrevista, o príncipe Harry acusou Camilla, ex-amante e esposa de seu pai, de vazar histórias sobre a família para a imprensa britânica como parte de sua campanha para “reabilitar sua imagem”.
Além disso, ele declarou que não falava com seu irmão, o príncipe William, e seu pai, o rei Charles III, “por um tempo”, acrescentando que “a bola está do lado deles” quando questionado sobre a possibilidade de uma reconciliação.
O livro “Spare” foi lançado janeiro deste ano e conta com uma série de revelações da família real britânica. No entanto, Harry declarou que não contou tudo sobre seu pai na obra.
Em março, o príncipe Harry e Meghan Markle foram convidados a desocupar Frogmore Cottage, a casa dentro do terreno do Castelo de Windsor, que eles usam quando estão na Grã-Bretanha.
Jornais locais disseram que Charles havia oferecido a casa para o irmão, o príncipe Andrew.
Mín. 22° Máx. 37°