Cidades Cidades
Porto Murtinho celebra 111 anos com alto desenvolvimento
Em junho, a cidade fronteiriça comemora seu aniversário repleta de eventos, shows, obras e transformações
18/05/2023 09h26
Por: Tribuna Popular Fonte: Campo Grande News
- Porto Murtinho celebra 111 anos de emancipação (Foto: Divulgação)

Criada em 1911 e emancipada em 1912, a cidade de Porto Murtinho está localizada na fronteira com o Paraguai, no Estado de Mato Grosso do Sul. Tendo como cenário principal o Rio Paraguai, o município é de extrema importância para a economia do Estado pelas exportações que desembarcam pelo porto, além de ser palco de diversos acontecimentos históricos como a Guerra da Tríplice Aliança e a Revolução de Getúlio Vargas.


Porto Murtinho vive uma época de grande desenvolvimento e transformações, investindo na infraestrutura e em seus moradores. No próximo dia 13 de junho, a cidade celebra 111 anos e essa data, além de marcar uma grande celebração, também trará a inauguração de obras. Nelson Cintra, prefeito da cidade, comenta um pouco sobre o andamento dessa nova etapa de progresso, que “devido às chuvas, gradualmente estamos retomando a melhoria dos asfaltos, recapes, ou seja, as obras estão andando para melhor atender a população”.


Uma das construções mais esperadas é a ponte da Rota Bioceânica, que tem como objetivo ligar os dois maiores oceanos do mundo, Atlântico e Pacifico, passando pelo Brasil, Paraguai e Argentina, fazendo com que facilite os processos de exportação e desenvolvimento do Estado. A ponte está sendo construída em Porto Murtinho e fará conexão direta com cidades de toda a América do Sul, como Carmelo Peralta, Mariscal Estigarribia, Pozo Hondo, Misión La Paz, Tartagal, Jujuy e Salta, na Argentina, e pelo Passo de Jama, até alcançar os portos de Antofagasta, Mejillones e Iquique, no Chile.


"Nós estamos com 20% da ponte pronta, está linda e estamos construindo as torres que vão dar sustentação aos cabos. No final do mês, teremos a presença de secretários e vereadores para dar o start na licitação de acesso à ponte. É muito importante porque estamos com muitas dificuldades para chegar os insumos na cabeceira da ponte do lado brasileiro." diz o prefeito sobre essa nova fase que se inicia na cidade e em todo o Estado.


Outro grande parceiro da cidade é o Sebrae/MS, já que Porto Murtinho é uma das cidades participantes do projeto Cidade Empreendedora. Com a iniciativa, os municípios podem aprimorar o ambiente de negócios, principalmente voltado aos pequenos empresários, podendo transformar o lugar com a implantação de políticas de desenvolvimento e geração de novos empregos. Nelson Cintra, comenta e agradece sobre esse apoio.


“Nós estamos participando do Cidade Empreendedora na segunda etapa, que é o formato de Expansão. Porto Murtinho agradece muito ao Sebrae pela capacitação dos jovens, o auxílio na geração de emprego e o olhar voltado à terceira idade. Sem contar no apoio com a Rota Bioceânica, que é a única entrada de todos os países asiáticos na América Latina, passando pelo MS.”


Já para o aniversário da cidade, o prefeito fala sobre novidades e avanços, além de uma extensa programação repleta de eventos e atrações, marcando o recomeço deste ciclo. A agenda inicia-se com o Festival Vozes na Fronteira, com a presença de Marcelo Loureiro, Carlos Colman, Grupo Vozes, Aurélio Miranda, Girsel da Viola, Maria Clara & Marcos Mendes, Rodrigo Nogueira e Grupo e Fábio Kaida, nos dias 3 e 4 de junho. Durante o dia 9, acontece a sessão de solenidade na Câmara Municipal de Vereadores.


Já nos dias 10 e 11, Porto Murtinho recebe uma das etapas do Estadual de Velocross e do Circuito das Bandas de Mato Grosso do Sul, com 12 municípios participando. Ainda, no dia 11 de junho, acontece o desfile cívico com almoço beneficente.


Completando toda a programação de aniversário, entre os dias 10 e 13 de junho, será realizado o rodeio estadual com atrações imperdíveis como Donas do Boteco, Gilson e Junior, Grupo Tradição e Munhoz e Mariano. Além desses eventos, ainda acontecem a Marcha para Jesus e o Dia Mundial do Meio Ambiente, cujo ainda não possuem datas definidas.