O Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todas as riquezas produzidas pelo país – cresceu 1,9% no primeiro trimestre de 2023 na comparação com o trimestre imediatamente anterior. Na comparação com o mesmo período de 2022 a alta foi de 4%. Os dados das contas nacionais do Brasil foram divulgados nesta quinta-feira (1) pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado foi puxado, principalmente, pelo crescimento de 21,6% da Agropecuária, maior alta para o setor desde o quarto trimestre de 1996. O PIB, que é a soma dos bens e serviços finais produzidos no Brasil, chegou a R$ 2,6 trilhões em valores correntes.
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR) — considerado uma prévia do PIB e divulgado no dia 19 de maio pelo Banco Central — já apontava para expansão econômica no primeiro trimestre, ao marcar alta de 2,41%. Em relação ao primeiro trimestre de 2022, o indicador mostrou crescimento econômico em 3,87%. Já em comparação aos últimos 12 meses até março, o IBC-Br indicou que a atividade econômica cresceu 3,31%, impulsionada pelo elevado volume de serviços.
*Em atualização