A Polícia Federal de Santa Catarina foi às ruas na manhã desta quinta-feira (15) com a operação Fidúcia para desarticular um esquema criminoso de desvios de aparelhos eletrônicos da Receita Federal da cidade Dionísio Cerqueira (SC), na fronteira com a Argentina e o Paraná.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em dois estados, sendo um em Dionísio Cerqueira e outro em Barracão (PR). Os mandados são na casa de um funcionário terceirizado da Receita Federal, suspeito de furtar os aparelhos apreendidos; e outro em uma loja de celulares, investigada pela receptação dos dispositivos eletrônicos.
Segundo a PF, a investigação aponta indícios de que o lojista investigado estaria comprando os eletrônicos do prestador de serviços terceirizados da Receita Federal por um preço muito inferior ao de mercado e estaria revendendo a seus clientes como se fossem de procedência lícita, na loja.
Nesta quinta, não houve mandados de prisão. A PF quer reunir mais elementos no inquérito para pedir a prisão dos envolvidos à Justiça.
Os crimes investigados são de receptação e peculato, e, se condenados, as penas podem chegar a 12 anos de reclusão.
A CNN procurou a Receita Federal para saber sobre investigação interna na Receita do estado e na cidade de Dionísio Cerqueira e aguarda retorno.