Viajar para os Estados Unidos segue no topo da preferencia dos brasileiros, na base de três a cada 10 pessoas que planejam uma viagem internacional em 2023, conforme revelou pesquisa da Hibou, empresa de monitoramento de mercado e consumo. Mas, se você não tem o visto americano em dia, saiba que não é um sonho fácil de ser realizado.
O visto é essencial para entrar nos Estados Unidos. Para conseguir o documento é preciso ser determinado e perseverante diante do processo burocrático. “Em fevereiro deste ano dei entrada no meu pedido de visto. Em maio fui informado de que a minha entrevista no consulado em São Paulo está agendada para o dia 12 de julho, quarta-feira da próxima semana. Finalmente está chegando o dia, haja paciência”, disse o campo-grandense Sávio dos Santos Meira.
Segundo ele, o visto americano é um carimbo no passaporte que vale a realização de sonhos de toda uma vida. “No meu caso, quero conhecer Orlando e Nova York, um sonho desde criança”, afirmou Sávio. As duas cidades estão no topo dos destinos americanos preferidos dos turistas brasileiros. Nova York lidera o Top 3 com 68%, seguida de Orlando com 64% e Miami, 53%.
Quem busca a renovação do visto também passa pelos mesmos procedimentos, inclusive a taxa consular de US$ 160 para os vistos de turismo e negócios (B1/B2), os mais solicitados pelos brasileiros. “Pensei que seria mais fácil, mas não é o que acontece. Meu visto venceu em 2019, era da época do Presidente Obama. Este ano dei entrada para renovar e estou aguardando o agendamento da minha entrevista”, contou Luiz Guilherme Andrade.
Novidade da semana - A boa notícia da semana é que os postulantes ao visto vão esperar menos tempo na fila para a entrevista. Informações atualizadas revelam que a longa fila de espera começou a diminuir nos cinco consulados para a emissão do visto norte-americano de turismo e negócio (modalidade B1/B2).
Segundo o site Melhores Destinos, especializado em localizar promoções de passagens aéreas, o consulado do Rio de Janeiro é o que está com o menor tempo de espera. Houve uma redução de mais de 76% no prazo, chegando a 126 dias (pouco mais de quatro meses). Em São Paulo, a espera passava de um ano e meio. Agora, leva pouco mais de oito meses.
O visto americano é o primeiro passo para uma viagem aos Estados Unidos. São pelo menos seis etapas até conseguir o documento tão desejado, começando pelo preenchimento do formulário DS-160, seguido do pagamento da taxa, o agendamento da entrevista, a coleta de dados biométricos (impressões digitais e foto) no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e a entrevista na data agendada. Por último, receber o visto, ou não.
É o caminho que todos precisam percorrer para tirar o visto americano. Se tiver dúvidas sobre agendamento, formulários, valor, taxas, entrevista e tudo o mais para tirar o seu sonhado documento, a dica é consultar a pagina oficial da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.