O que um filme de ação precisa ter para ser considerado o melhor de todos os tempos? A resposta é pessoal e varia de acordo com os critérios utilizados por quem responde, mas certamente terá suor, ação, armas, carrões, velocidade, pancadaria, drinks, romance, vilões e até uma dose elevada de sorte do protagonista.
Com uma grande variedade de atores e atrizes de renome, muitas vezes em produções com orçamentos multimilionários, diversos filmes de ação foram capazes de deixar as pessoas vidradas em frente à telona, o que torna a missão de eleger um ranking dos melhores ainda mais difícil.
A “Variety Magazine”, que atua no ramo de entretenimento desde 1905, encarou o desafio e fez a sua lista das 50 melhores superproduções do gênero. Longas-metragens como Matrix, Top Gun, Duro de Matar, O Exterminador do Futuro, Kill Bill, Gladiador, Velozes e Furiosos e tantos outros conquistaram seu lugar ao sol, mas a posição mais alta do pódio ficou para o filme “Mad Max 2: A Caçada Continua“, de 1981.
A película se passa em um cenário caótico, onde uma guerra destrói e inutiliza poços de petróleo em países árabes, levando o mundo, altamente dependente de combustíveis de origem fóssil, como a gasolina, ao colapso.
A continuação da franquia mostra o protagonista Max (Mel Gibson), um ex-policial cuja esposa e filhos foram assassinados por uma gangue de motoqueiros, envolvido em uma sociedade cada vez mais caótica e primitiva, onde há falta de diálogo e a única lei a prevalecer é a do mais forte.
Neste contexto, onde a gasolina é mais valorizada do que a maioria dos outros bens de consumo, Max ajudará uma comunidade a proteger uma refinaria dos insanos e inconsequentes motoqueiros. O restante dos detalhes é spoiler.
Abaixo, confira a lista dos dez melhores filmes de ação, segundo “Variety Magazine”: