Mundo Mundo
Putin manda recado à Polônia: “Atacar Belarus significará um ato à Rússia”
Líder russo diz que Varsóvia cobiça terras belarrussas e ucranianas e afirma que parte do território da Polônia foi "presente de Stalin" ao país
21/07/2023 10h27
Por: Tribuna Popular Fonte: CNN
07/07/2023 Sputnik/Alexander Kazakov/Kremlin via REUTERS - Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante reunião em Moscou

O presidente Vladimir Putin acusou, nesta sexta-feira (21), a Polônia de ter ambições territoriais na antiga União Soviética e disse que qualquer agressão contra a vizinha e aliada Belarus seria considerada uma agressão contra a Rússia.


“[Em 1939] a Polônia foi abandonada por seus aliados ocidentais, foi lançada para a máquina de guerra alemã e perdeu formalmente sua independência e estado, que foram restaurados em grande parte graças à União Soviética. Foi graças à União Soviética, graças às medidas tomadas por Stalin, a Polônia obteve territórios substanciais nas terras alemãs ocidentais. Isso é um fato”, declarou.


Putin disse que havia relatos na imprensa de planos para uma unidade polaco-lituana a ser usada para operações no oeste da Ucrânia – parte da qual no passado pertencia à Polônia – e, finalmente, para ocupar território lá.


“Sabe-se que eles também sonham com as terras bielorrussas”, afirmou, também sem fornecer provas.


Moscou reagiria a qualquer agressão contra a Belarus “com todos os meios à nossa disposição”, disse Putin em uma reunião de seu Conselho de Segurança em comentários televisionados.


“Quanto aos líderes poloneses, muito possivelmente eles estão contando com a formação de algum tipo de coalizão sob a égide da Otan para se envolver diretamente no conflito ucraniano, a fim de arrancar um bom pedaço da Ucrânia para si”, disse.


“Não vamos nos envolver. Mas, quanto à Belarus, faz parte do Estado da União. A agressão contra a Belarus significará agressão contra a Federação Russa. Responderemos a isso com todos os meios à nossa disposição.”


O Comitê de Segurança de Varsóvia decidiu na quarta-feira (19) mover unidades militares para o leste da Polônia depois que membros da força mercenária russa Wagner chegaram a Belas, informou a agência de notícias estatal PAP, citando seu secretário nesta sexta.


Veja imagens que mostram a destruição da guerra na Ucrânia após cerca de um ano e meio de conflito


Vista mostra ponte Chonhar danificada após ataque de míssil ucraniano, em Kherson, Ucrânia


Casas inundadas em bairro de Kherson, Ucrânia, quarta-feira, 7 de junho de 2023.


Prédio destruído em Mariupol, na Ucrânia


Área residencial inundada após o colapso da barragem de Nova Kakhovka na cidade de Hola Prystan, na região de Kherson, Ucrânia, controlada pela Rússia, em 8 de junho.


Imagens de drone obtidas pelo The Wall Street Journal mostram soldado russo se rendendo a um drone ucraniano no campo de batalha de Bakhmut em maio.


Vista aérea da cidade ucraniana de Bakhmut


Socorristas trabalham em casa atingida por míssil, em Kramatorsk, Ucrânia


A cidade de Velyka Novosilka, na linha de frente, carrega as cicatrizes de um ano e meio de bombardeios.


Crateras e foguetes não detonados são uma visão comum na cidade de Velyka Novosilka, que foi atacada pelas forças russas.


Policial ucraniano dentro de cratera perto do edifício danificado por drone russo.


Rescaldo de um ataque de míssil russo na região de Zhytomyr


Danos à barragem de Nova Kakhovka, no sul da Ucrânia, são vistos em uma captura de tela de um vídeo de mídia social.


Vista da ponte destruída sobre o rio Donets


Ataque com míssil mata criança de 2 anos e deixa 22 pessoas feridas na Ucrânia, diz governo


Foto tirada por ucraniana após ataques com drones russos contra Kiev. Drones foram abatidos, mas destroços provocaram estragos.


Morador local de pé em frente a prédio residencial fortemente danificado durante o conflito Rússia-Ucrânia, no assentamento de Toshkivka, região de Luhansk, Ucrânia controlada pela Rússia


Soldados ucranianos disparam artilharia na linha de frente de Donetsk em 24 de abril de 2023.


Ataque de mísseis russos atingem prédio residencial em Uman, na região central da Ucrânia


Vista aérea da cidade ucraniana de Bakhmut capturada via drone