Durante cinco dias, Bonito (a 265 quilômetros de Campo Grande) vai se transformar em um imenso palco para diversas manifestações culturais, com atrações nacionais e locais. Com novidades e um dia a mais, o Festival de Inverno, que vai acontecer de 23 a 27 de agosto deste ano, está sendo construído de forma transversal, envolvendo diversas pastas da gestão estadual, ouvindo a sociedade, e com apoio do Sesc e parceria da prefeitura.
Para o governador Eduardo Riedel, a cultura é a “única maneira de tocar o coração das pessoas” e o Festival de Inverno de Bonito foi pensado para valorizar a identidade cultural da população. “O Festival de Inverno de Bonito é uma maneira de a gente reafirmar isso, da gente colocar Mato Grosso do Sul em evidência, movimenta economicamente toda uma estrutura importante para o Estado, mas acima de tudo, ela coloca o nosso Estado como uma referência que é importante para o Brasil e para nós mesmos, principalmente, de afirmação”, disse.
Ele fez questão ainda de ressaltar a participação da população na construção do evento. “O Festival é um pouco do retrato daquilo que pensando e discutido pela comunidade, nas audiências públicas, pelas pessoas, para que a gente tenha um pouco o retrato da nossa cultura, um pouco daquilo que Mato Grosso do Sul tem nas suas diversas formas de manifestação e nos seus valores”.
As atrações principais contam com Fafá de Belém (dia 23), Paulinho Moska e Maria Gadú (24), Iza (25), Emicida (26) e Trio Parada Dura (27). Além dos shows musicais, a festa cultural irá contar com espetáculos, teatro, dança, circo, arte, tecnologia, interatividade, cenografia, atrações infantis e diversas atividades paralelas.
O secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Miranda, destacou que o Festival deste ano foi planejado para valorizar o dinheiro público. “Estamos fazendo o evento com bastante transparência, com economicidade, uma redução significativa dos custos em relação aos anos passados”, afirmou. “A equipe da Fundação de Cultura está super empenhada em reduzir custos e trazer um evento com muita qualidade para a população”, acrescentou.
Ocupação hoteleira
Mais de 70% dos hotéis e pousadas já estão reservados para o Festival de Inverno, de acordo com o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues. “Estou muito feliz pela data do Festival, que foi escolhida em audiência pública. Já temos mais de 70% de ocupação. Bonito está esperando por vocês”, destacou.
Família
Outro foco do Festival de Inverno de Bonito 2023 é a valorização da participação da família, com a criação do Festival Bonitinho, com diversas atrações para a criançada como o “Mundo Bita”, no dia 25, sexta-feira, e “Palavra Cantada”, no sábado, 26.
Mundo Bita é um projeto de entretenimento infantil criado pelo músico e designer pernambucano Chaps Melo em 2011. Desde então, já lançou dezenas de singles musicais que arrecadaram diversas certificações de Ouro, Platina, Diamante e Diamante Duplo, com milhões de singles vendidos. Já a dupla Palavra Cantada, formada pelos músicos Paulo Tatit e Sandra Peres, une em seu trabalho música, brincadeira e educação desde 1994.
Haverá ainda o Corredor de Economia Criativa, com produtos oriundos de produtores de Mato Grosso do Sul, como gastronomia e artesanato.
Participaram também da coletiva de lançamento do Festival de Inverno de Bonito, no Teatro Mundo, a primeira-dama Mônica Riedel; os secretários Pedro Caravina (Governo e Gestão Estratégica) e Eduardo Rocha (Casa Civil); diretores-presidente da Fundtur/MS, Bruno Wendling, Fundesporte, Herculano Borges e do Detran, Rudel Trindade Junior; deputado federal Geraldo Resende; deputado estadual Paulo Corrêa; presidente da Fecomércio MS, Edison Ferreira de Araújo; e o presidente da Academia Sul-mato-grossense de Letras, Henrique Medeiros; além de secretários-adjuntos e outras autoridades.
Paulo Fernandes, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm
Mín. 22° Máx. 37°